Centenas de estudantes de jornalismo se reuniram na manhã desta terça-feira (19) no Auditório do Sistema CNA-Senar para o primeiro dia do Festival de Jornalismo do Prêmio Engenho, que almeja levar ao público conteúdos, temas e debates que ainda não estão inseridos no currículo acadêmico. Para a presidente da instituição, Kátia Cubel, são temas que se fazem urgentes na formação técnica, prática e ética de quem produz notícias com credibilidade.
“Ao atrair mais de 300 estudantes de seis faculdades de Brasília, entre as mais prestigiadas do País, com certeza vamos conseguir firmar o jornalismo como uma ferramenta de cidadania e de desenvolvimento de senso crítico“, acredita a jornalista. “Um encontro como esse pode transformar gerações de jornalistas, ao promover um encontro entre profissionais consagrados da área, que compartilham seus conhecimentos e experiências, com os futuros jornalistas“, revela.
Sob o tema Onde estão os empregos, a manhã foi preenchida por painéis que abordaram empreendedorismo e técnicas de redação. Um dos pontos altos foi a palestra Você pode ser o dono!, mediada por Rodrigo Rangel, do PlatôBR, que convidou ao palco os jornalistas René Silva, do jornal A Voz das Comunidades; Felipe Seligman, do Jota; e Paula Santana, sócio-fundadora e diretora de Conteúdo e Relacionamento do Grupo GPS de Comunicação.
Durante o painel, os apresentadores contaram sobre o início de suas carreiras e os desafios que enfrentaram ao fundarem seus próprios veículos de comunicação.

Paula Santana
Em seguida, foi a vez de Julio Wiziack, da Folha de S. Paulo, Denise Rothenburg, do Correio Braziliense, e Carol Brígido, do O Estado de S. Paulo, que falaram sobre jornalismo especializado. A conversa foi mediada por Francisco Jordão, expert em Jornalismo e Agro.
Já o segundo e último dia terá como tema Oficina de Perfis, Entrevistas e Biografias. A diretora da MultiRio e doutora em Comunicação, Maíra Moraes, falará sobre como se preparar para uma entrevista, enquanto a diretora do Prêmio Empreendedor Social e autora de livros jornalísticos, Eliane Trindade, fará a oficina de Entrevistas, Perfis e Biografias.
“Nossa meta é proporcionar um espaço de diálogo qualificado sobre os desafios contemporâneos, o papel da imprensa, as transformações na era digital e o combate à desinformação. Trata-se de um esforço conjunto, no qual estamos fazendo a nossa parte”, afirma a Kátia.

Paula Santana e Kátia Cubel
Confira a programação:
Quarta-feira, 20 de agosto
- Evidências e Dados para a Credibilidade da Informação, com Bruno Lucchi, MsC, Diretor Técnico na CNA
- O Que é Rapport e Empatia, com Mariana Dalcanale, ANAC
- Estética das Relações, com Angela Rehem
- Como se Preparar para uma Pauta, com Maíra Moraes, MultiRio
- Oficina de Entrevistas, Perfis e Biografias, com Eliane Trindade
- Encerramento do festival
- Fechamento do evento às 12h30
Serviço
Festival de Jornalismo do Prêmio Engenho
Data: 19 e 20 de agosto
Local: Auditório do Sistema CNA-Senar, Brasília
Horário: das 8h30 às 12h30
A participação dos estudantes é gratuita, e as inscrições devem ser feitas diretamente na coordenação dos cursos de Jornalismo das faculdades de Brasília.