O ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha, afirmou, nesta quinta-feira (13), que o piso nacional da enfermagem deve ser apreciado até a semana que vem pelo Congresso Nacional.
Segundo o ministro, a ideia é planejar a votação após o retorno do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que está em missão oficial na China.
No vídeo gravado pelo deputado Mauro Benevides Filho (PDT), o integrante do primeiro escalão da Esplanada dos Ministérios garantiu que, além da reivindicação antiga dos enfermeiros, os parlamentares também devem analisar o reajuste de 9% para os servidores públicos da União.
“Nós estamos mobilizando sessão no Congresso para que a gente possa encaminhar, já na próxima semana, o que a gente chama do projeto de lei de remanejamento orçamentário. É um projeto que chega lá e vota na sessão do Congresso. E vai junto, também, o PLN [Projeto de Lei do Congresso Nacional] do reajuste dos servidores. Os servidores são muito importantes e os dois [projetos] têm de ser aprovados agora, em abril, para que, em maio, já possam estar no bolso do trabalhador, em especial do pessoal da área da enfermagem”, disse.
À coluna, a deputada distrital Dayse Amarilio (PSB), ex-presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Distrito Federal, já havia antecipado a decisão do atual governo de ter vontade política para resolver a reivindicação da categoria. Ela chegou a revelar uma tabela de como ficaria o reajuste, caso o Planalto acate os estudos da Secretaria de Saúde do DF.
Veja o vídeo: