Há 23 anos, a segunda-dama do Brasil, Lu Alckmin, idealizou a Padaria Artesanal, um projeto que transformou milhares de vidas por todo o País. Em 2023, aterrissou no Distrito Federal e, em um ano, instalou mais de 40 unidades na região e capacitou 2.100 pessoas. Na manhã desta quarta-feira (12), dona Lu, como foi carinhosamente apelidada, celebrou o aniversário de um ano do projeto com um evento comemorativo na Paróquia Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora das Mercês.
Participaram da celebração o Arcebispo de Brasília, Dom Paulo Cézar Costa, entre outras autoridades, parceiros e convidados. Na ocasião, Lu Alckmin lançou, também, o site oficial da Padaria Artesanal, que foi desenvolvido em parceria com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT).
“Estou muito feliz em comemorar um ano de Padaria Artesanal no DF, com resultados maravilhosos aqui em Brasília e em outras regiões do País. Só tenho a agradecer os parceiros e voluntários, que acreditaram no projeto e fizeram do meu sonho uma realidade a centenas de famílias brasileiras”, afirma a segunda-dama.
Com duração de oito horas, em apenas um dia, o curso oferecido pela Padaria Artesanal ensina a fazer dez tipos de pães, por meio de técnicas fáceis de aprender e com instrumentos básicos de uma cozinha domiciliar.
Depois de entenderem sobre as noções básicas de higiene, o valor dos alimentos e as receitas de pães enriquecidos e nutritivos sem conservantes químicos, os participantes se tornam multiplicadores com a missão de levar o conhecimento para suas comunidades. “São dez receitas saborosas, nutritivas e de alto valor comercial, que poderão estar na mesa das famílias ou serem usadas para complementar suas rendas”, observa.
Além da capital federal, a Padaria Artesanal já chegou em todas as regiões do País, com 63 unidades em 13 estados, levando qualificação profissional a milhares de pessoas. “Por onde ando, escuto depoimentos de pessoas que tiveram suas vidas transformadas“, revela dona Lu. “São jovens, adultos, idosos, homens e mulheres, que me contam que estão empreendendo, que estão alimentando suas famílias. Quando vou entregar os certificados aos formandos, sinto a alegria e o entusiasmo de cada um, isso é maravilhoso“, celebra.
Em um momento emocionante e de agradecimento, a presidente da Federação Habitacional do Sol Nascente (FEHSOLNA), Edilamar de Souza e Souza Correia, coordenadora de uma das unidades descentralizadas da Padaria Artesanal, falou sobre como as pessoas de sua comunidade foram transformadas com a chegada do projeto.
A celebração ficou ainda mais especial com a apresentação do coral das alunas da Escola Vila das Crianças, de Santa Maria. A região administrativa recebeu recentemente o projeto e se tornou a 41ª unidade da Padaria Artesanal do Distrito Federal.
Veja como foi a comemoração de um ano da Padaria Artesanal em Brasília, pelas lentes da fotógrafa Rayra Paiva: