GPS Brasília comscore

Paciente viaja de Aracaju até Brasília para fazer cirurgia robótica na coluna

Procedimento foi um sucesso e eliminou as dores que Irandi Santana sentia há 20 anos
Foto: Arquivo Pessoal

Compartilhe:

Ter acesso a uma cirurgia realizada com o auxílio de um robô guiado, que promove uma abordagem rápida e eficaz através de uma pequena incisão, foi o que fez Irandi Santana, 53 anos, viajar de Aracaju até Brasília para encarar uma operação de coluna lombar. O empresário, que sofria com dor constantemente na região, foi operado pelo ortopedista referência no assunto na Capital Federal, Rodrigo Lima.

“Eu sentia muitas dores que me limitavam a fazer qualquer atividade. Então, resolvi procurar o médico Rodrigo Lima para que ele pudesse fazer a intervenção cirúrgica. As dores que eu sentia há 20 anos sumiram depois que fui submetido à cirurgia, que foi feita bem rápida”, comemora o paciente, ao detalhar que realizou o procedimento em 13 de janeiro deste ano e recebeu alta hospitalar no dia seguinte.

Até então, Irandi Santana passou todo esse tempo com dores por ter medo dos riscos de uma cirurgia convencional. “Não me sentia seguro com as técnicas que eu via os outros profissionais utilizando. Neste procedimento que optei por fazer, além da tecnologia robótica, que tem uma alta precisão e é menos invasiva, tive o acompanhamento de um ortopedista especializado nesse tratamento. Então, me senti bastante seguro e estou muito satisfeito”, disse.

Assim como Irandi Santana, outros pacientes vêm de diversos estados até a Capital Federal para serem submetidos ao procedimento inovador, conforme explica Rodrigo Lima. “Brasília está ganhando espaço no cenário nacional inovando em tecnologia na área de cirurgia ortopédica, porque estamos trazendo o que tem de mais moderno em tratamento cirúrgico da coluna”, afirmou.

Ortopedista Rodrigo Lima

O médico explica que, atualmente, ele conhece a mais alta tecnologia de coluna disponível na América Latina, a qual ele disponibiliza em Brasília aos pacientes que o procuram. “São as cirurgias de coluna mais modernas, com robustez e tecnologia. Então, isso agrega muito no resultado e na segurança, porque temos maior precisão com taxas de cura muito grandes e sem lesões neurológicas, ou seja, sem comprometer a medula espinhal, que é uma parte essencial do sistema nervoso central humano protegido por vértebras da coluna. A principal função da medula espinhal é conduzir sinais sensoriais e motores entre o cérebro e o resto do corpo e essa é uma parte altamente preservada nesse tipo de cirurgia”, disse.

Entenda – A cirurgia robótica de coluna é um procedimento inovador que utiliza tecnologia robótica para auxiliar os cirurgiões durante intervenções na coluna vertebral. Nesse tipo de operação, um robô é guiado pelo cirurgião para realizar procedimentos com precisão, utilizando pequenas incisões. O objetivo é melhorar a precisão e segurança da cirurgia, minimizando danos aos tecidos circundantes. A tecnologia robótica oferece uma visão tridimensional detalhada e controle refinado dos instrumentos cirúrgicos, proporcionando benefícios como recuperação mais rápida e menos desconforto pós-operatório para o paciente. Cirurgias robóticas de coluna são frequentemente realizadas para tratar condições como hérnias de disco, estenose espinhal e deformidades na coluna.