GPS Brasília comscore

Pacheco avalia criar comissão para tratar de crise Yanomami

O presidente do Senado federal, **Rodrigo Pacheco** (PSD-MG), reuniu-se, nesta terça-feira (7) com o governador de Roraima, **Antonio Denarius**, para um diagnóstico sobre a **crise humanitária na Terra Indígena Yanomami**, situada no estado, e a criação de uma comissão externa que atuaria para avaliar com mais precisão a situação na região.

A comissão externa seria formada pelos senadores do estado e representantes da Procuradoria-Geral da República, Ministério da Defesa, Ministério da Justiça e Ministério dos Direitos Humanos. O requerimento feito pelos senadores será apresentado e apreciado na sessão do Senado desta quarta-feira (8).

De acordo com o governo de Roraima, existem **90 mil indígenas** no território e **50 mil garimpeiros** atuando na área demarcada. Ainda conforme o Poder Executivo estadual, há garimpeiros em regiões de floresta densa, com a remoção prejudicada pelo acesso difícil.

A comissão poderá identificar formas de contornar a crise que causou a morte de centenas de indígenas, entres eles inúmeras crianças, e impedir que o garimpo ilegal volte a atuar no território. Além de assegurar que a população Yanomami tenha acesso a políticas públicas de saúde.

Entre as iniciativas elencadas pelos senadores de Roraima e pelo governador do estado, para solucionar a grave situação dos Yanomamis, estão o desbloqueio do espaço aéreo e proporcionar atendimento do governo federal aos Yanomamis na saúde, educação e na preservação cultural.

Foi debatida a possibilidade ainda da criação de programa social voltado aos garimpeiros para desestimular futuras invasões das terras indígenas.

Participaram da reunião os senadores da bancada do estado, Chico Rodrigues (União), Dr. Hiran (PP) e Mecias de Jesus (Republicanos).

Veja também

Segundo o Instituto Nacional do Câncer, o câncer de pele …

No Portas Abertas, o povão, aquele que muita vez não …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 41

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI