GPS Brasília comscore

Ovos de Páscoa: uma tradição que merece celebração

Publicado: Atualizado:

Sabemos que os ovos de chocolate não são o alimento mais saudável do mundo, mas evitar circular pelas gôndolas dos supermercados antes e durante o feriado da Páscoa não será uma opção viável, e de vez em quando, não deixa de ser um bom motivo para nos deliciarmos. 

 

Mas comer chocolate na Páscoa é um pecado digno de crucificação? 

 

Veja, cientistas alemães declararam que o chocolate é realmente bom para nós, o que significa que os ovos de Páscoa não são tão prejudiciais à saúde quanto muitas pessoas pensam. Todavia o chocolate seja muito rico em calorias por conta da presença de açúcar associado à gordura, de outra parte, poderá trazer benefícios à saúde. 

 

Estudo publicado no European Heart Journal mostrou indivíduos que, semanalmente, consumiram uma quantidade moderada de chocolate  amargo manifestaram pressão arterial abaixo da média. Essa pressão sanguínea mais baixa também significou que os amantes de chocolate apresentaram redução do risco de comprometimentos cardíacos. 

 

Como foi a pesquisa alemã? Os cientistas  acompanharam 19.357 pessoas por pelo menos 10 anos, com idades entre 35 e 65 anos, e descobriram que aqueles que comiam mais chocolate amargo – uma média de 7,5 g por dia – tinham pressão arterial mais baixa e um risco 39% menor de infarto agudo do miocárdio ou acidente vascular cerebral comparado àqueles que comeram uma menor quantidade desse alimento – uma média de 1,7 gramas por dia. A diferença entre os dois grupos é de 5,8 g de chocolate: o equivalente a menos de um quadradinho por uma barra de 100 g. 

 

E ainda, segundo pesquisadores da  Kingston University, uma dose diária do doce poderá até beneficiar os treinos de endurance: corredores e ciclistas melhoraram em 20% suas performances quando comeram 40 g de chocolate amargo todos os dias durante 02 semanas 30 minutos antes à atividade física.  

 

Outro estudo, da Northern Arizona University, mostrou que alguns quadradinhos poderão ser a solução à queda de energia sentida comumente por volta das 15h00: a ingestão da mesma porção de 40 g do mesmo tipo de chocolate ativará o cérebro, fazendo com que o indivíduo sinta-se mais acordado, alerta, concentrado e menos sonolento. 

 

No entanto, para se manter saudável comendo chocolate, deve-se eleger uma pequena quantidade que não resulte um aumento substancial ao aporte energético semanal. Além disso, caberá compensar as calorias adicionais reduzindo o consumo de outros itens açucarados, gordurosos e também aumentando os níveis de exercícios físicos. 

 

Embora, outras investigações precisam ser atualizadas, a maior parte dos pesquisadores acreditam que a alta concentração de flavonóides integrados ao cacau pode ser a razão pela qual o chocolate parece ser bom à saúde cardiovascular; e como há mais cacau no chocolate amargo, este será a melhor opção. 

 

junior-reis-pZhl3nFJ52I-unsplash.jpg
Foto: Junior Reis/Unsplash

 

 

Em tempo: perguntar quantas calorias envolvem um ovo de Páscoa é um pouco como questionar quanto se mede um barbante. Afinal, dependerá da quantidade de chocolate, açúcar, gordura, densidade de cacau, se é branco ou negro, enfim, não dá para generalizar. 

 

Portanto, atenção à tabela nutricional: se o primeiro item do elenco de ingredientes que aparecer for o açúcar, significa que a composição do produto é predominantemente regida por esse nutriente seguido dos demais em ordem decrescente. 

 

Por fim, presentemente, uma parcela considerável das publicações científicas revelam que o limite de consumo saudável de chocolate > 70% de concentração de cacau alcança até 280 g por semana.   Para boa parte de seus consumidores ingerir regularmente mais do que isso, sobretudo da versão ao leite, poderá resultar aumento ponderal e seus desdobramentos correspondentes. 

 

Pegue leve com a ingestão de ovos de chocolate, inclusive, àqueles cujas preparações prometem composições “saudáveis”, afinal, trata-se de um alimento com alto valor energético mesmo considerando alternativas com menos açúcar e mais cacau. 

 

E se, ainda assim, você preferir a auto indulgência e optar pelo ovo de chocolate abarrotado de açúcar, no qual os antioxidantes serão uma breve lembrança: pois então, comer parcimoniosamente um pouco de tudo do que se gosta em um único momento também trará felicidade! 

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

A doença renal crônica pode ser controlada com medidas preventivas, …

Segundo a OMS, esse fenômeno pode afetar qualquer profissional, independentemente …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 41

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI