GPS Brasília comscore

Outubro Rosa: tratamento e diagnóstico precoce

Foram estimados mais de **60 mil casos de câncer de mama** no ano passado. Além disso, a taxa de mortalidade, ajustada pela população mundial, é estimada em 11,84 óbitos a cada 100 mil mulheres diagnosticadas, com as maiores taxas nas regiões Sudeste e Sul, respectivamente. Os dados são do **Instituto Nacional do Câncer (Inca)**.

Por isso, o **GPS|Lifetime** trouxe a coordenadora do Centro de Oncologia e Hematologia do Hospital Santa Lúcia e especialista em câncer de mama, **Patrícia Schorn**, para falar sobre o assunto.

![Câncer de mama (Foto: Rebekah Vos/Unsplash/Reprodução)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Reproducao_b7495a236a.jpg)

**O que é o câncer**
Em suma, a doença resulta na produção anormal de células. Patrícia explica melhor:

>”O câncer é um conjunto de doenças que resulta do desequilíbrio entre a proliferação normal das células e sua morte. Esse desequilíbrio é causado por substâncias ou situações ou determinantes hereditários que lesam os genes que regulam A harmonia da célula em relação a proliferar, se multiplicar e morrer. Quando surge o desequilíbrio, a célula do câncer cresce intensa e desordenadamente e não morre, vivendo e consumindo a saúde do organismo saudável por um tempo longo”, afirma a coordenadora do Centro de Oncologia e Hematologia do Hospital Santa Lúcia e especialista em câncer de mama, **Patrícia Schorn**.

**Tratamentos**
Entre os tratamentos, estão as cirurgias, quimioterapias, radioterapias, terapias alvo e imunoterapias – cada qual com seu papel e direcionamento.

>”Os tratamentos para o câncer são a cirurgia, a qual remove as células do câncer. Também há a quimioterapia que é um conjunto de remédios que tem por finalidade enfraquecer e matar a célula que cresce desordenadamente. A radioterapia e outro tipo de tratamento que tem por objetivo matar e evitar a proliferação das células malignas, porém, utiliza radiação ionizante para isso. São também utilizadas terapias alvo e imunoterapias, onde algumas proteínas específicas das células malignas são identificadas pelas medicações e bloqueadas de forma seletiva”, analisa **Patrícia Schorn**.

![Exame de câncer de mama (Foto: National Cancer Institute/Unsplash/Reprodução)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Reproducao_62df4e084b.jpg)

Em geral, os tratamentos para o câncer de mama são os mesmos que os demais tipos da doença – de forma que, o que muda a abordagem, é o tamanho e comprometimento do tecido em questão.

>”Os tratamentos são os mesmos. Porém, cada tipo de câncer de mama e a depender do tamanho e comprometimento da doença, os tratamentos se complementam. Não são todas as pacientes que fazem quimioterapia , radioterapia, cirurgia, hormonioterapia e imunoterapia”, afirma **Patrícia Schorn**.

![Exame de câncer de mama (Foto: National Cancer Institute/Unsplash/Reprodução)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Reproducao_c0a1d72d5a.jpg)

Apesar desse cenário, não há motivo para pânico: as taxas de sobrevida beiram a números acima de **90% dos casos**, segundo a especialista **Schorn**. O grau de comprometimento pode variar conforme o diagnóstico precoce – daí a importância de fazer os exames todos os anos, principalmente caso você tenha um **histórico familiar** da doença.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Um dos grandes destaques do encontro foi o aprofundamento no …

Os esforços para alcançar padrões de belezas ficcionais atingiram seu …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.