Categories: Especialistas

Outono pode ser responsável por desafios respiratórios e alergias; entenda

Com a chegada do outono, as mudanças climáticas podem desencadear uma série de alergias e doenças respiratórias. Para entender melhor esse cenário e como lidar com esses problemas, a médica otorrinolaringologista Clarice Nayra Lourdes, da clínica Otorrino DF, explicou algumas questões.

Nesta época do ano ocorre uma mudança climática que aumenta o número de partículas suspensas no ar e diminui a umidade relativa, irritando as vias aéreas. “Com a queda das temperaturas, tendemos a passar mais tempo em ambientes fechados, o que aumenta a circulação de vírus respiratórios e a exposição a alérgenos presentes dentro de casa, como mofo e ácaros”, explica a doutora.

As doenças mais comuns nessa época incluem a rinite alérgica, a asma e infecções respiratórias como gripe, resfriado e bronquiolite em crianças. “Essas doenças estão relacionadas a vírus, e é importante observar os sintomas para um diagnóstico adequado”, ressalta a médica.

Os sintomas iniciais podem ser confundidos, mas há distinções. “Nas alergias, predominam sintomas irritativos, como coceira na garganta, olhos e nariz. Já nas infecções virais, podem surgir dor de ouvido, garganta, mal-estar e febre”, esclarece.

Para evitar esses problemas, a Dra. Clarice recomenda medidas gerais para fortalecer a imunidade, como alimentação saudável, hidratação adequada e atividades físicas ao ar livre. Além disso, é importante promover a circulação de ar nos ambientes, usar umidificadores quando o ar estiver muito seco e manter a vacinação em dia. A lavagem nasal também é uma medida preventiva eficaz.

Quanto ao tratamento, a abordagem é sintomática e individualizada. “Usamos medicamentos como antialérgicos, anti-inflamatórios e corticoides, dependendo dos sintomas do paciente. Para crises alérgicas, buscamos alívio imediato e depois um tratamento de manutenção para evitar novas crises durante o inverno”, explica a médica.

Já no caso de infecções virais, os médicos costumam prescrever medicamentos para aliviar os sintomas e evitar complicações.

André Braga

Posts Recentes

Moraes mantém prisão de Fátima de Tubarão por ataques aos Três Poderes

Ré, Maria de Fátima ficou conhecida por aparecer em vídeos xingando o STF

2 horas ago

Trânsito caótico é registrado no início da reforma do Buraco do Tatu

Interdição do viaduto começou no domingo (30) e vai até o dia 31 de julho

2 horas ago

Zambelli chama Benedita de “Chica da Silva” e reclama por não discursar no G-20

Deputada é coordenadora da bancada feminina da Câmara e foi escolhida para discursar na abertura…

2 horas ago

Emendas tentaram barrar, sem sucesso, mudanças desastrosas no PPCub

Deputado Gabriel Magno (PT) foi um dos que tentaram impedir atrocidades em Brasília

2 horas ago

Grupo terapêutico online para artistas e profissionais da cultura inicia nesta semana

Encontros semanais visam promover o cuidado com a saúde mental e emocional de quem atua…

3 horas ago

Residencial Parque Alvorada é destaque na Quadra 500 do Sudoeste

Empreendimento moderno da Base Incorporações está pronto e conta com apartamentos de 4 suítes

5 horas ago