O australiano Oscar Piastri, da McLaren, venceu o Grande Prêmio da Arábia Saudita de Fórmula 1, disputado no circuito de Jeddah, e é o novo líder do campenato mundial. Ele soma 99 pontos em cinco provas, tendo vencido também os GPs da China e do Bahrein.
Agora, Piastri está dez pontos à frente de seu companheiro de equipe, o britânico Lando Norris, que fechou em quarto na Arábia. Em segundo lugar na corrida ficou Max Verstappen, da Red Bull. O terceiro colocado da prova foi o monegasco Charles Leclerc, da Ferrari.
A corrida teve bandeira amarela logo no início. Pierre Gasly, da Alpine, e Yuki Tsunoda, da Red Bull, se tocaram e o francês parou no muro. Tsunoda ainda foi aos boxes, mas também deixou a corrida. Gabriel Bortoleto, que na última posição largou com pneus médios, aproveitou a entrada do safety car e trocou para duros, o que teoricamente o possibilitaria ir até o final da corrida sem uma nova parada nos boxes.
Antes da relargada, foi anunciada uma punição de 5 segundos para Verstappen por ter saído da pista na disputa por posição com Piastri após a largada. O holandês conseguiu manter a posição após o reinício da corrida. Quem foi beneficiado pelo acidente entre Gasly e Tsunoda foi Lando Norris, da McLaren, que ganhou duas posições e assumiu o oitavo posto.
Na sétima volta, Norris ultrapassou Carlos Sainz, da Williams, e assumiu a sétima colocação. Depois, travou uma pequena batalha com Lewis Hamilton, da Ferrari, pela sexta posição. Foram duas ultrapassagens tomando o troco na sequência até que o piloto da McLaren assumiu a sexta posição na 15ª volta.
Norris ultrapassou Kimi Antonelli, da Mercedes, na 19ª volta e chegou ao quinto posto. Na sequência, Piastri parou nos boxes para a troca de pneus e voltou na quinta posição. Verstappen permaneceu na pista e só parou na 22ª volta, quando precisou cumprir os 5 segundos de punição. O piloto da Red Bull voltou na quinta posição, atrás de Hamilton, que já havia sido ultrapassado por Piastri. Na pista, a liderança era de Charles Leclerc, da Ferrari, seguido por Norris, que ainda não tinham parado nos boxes.
Na 25ª volta, Bortoleto quase se envolveu em um acidente com Fernando Alonso, da Aston Martin. O espanhol colocou ao lado do brasileiro e quase foi prensado no muro, mas ultrapassou. Na sequência, Alonso saiu da pista e precisou devolver a posição.
Leclerc fez a parada na 30ª volta e voltou na quinta posição. Com isso, Norris assumiu a liderança, mas ainda sem ter feito a troca de pneus. Norris fez sua parada apenas na 35ª volta e retornou à pista atrás de Leclerc, na quinta posição. Com isso, Piastri assumiu a liderança, posição que conservou até a bandeirada final. George Russell, da Mercedes, foi ultrapassado por Leclerc e Norris e caiu de terceiro para quinto lugar. Bortoleto perdeu a posição para Jack Doohan, da Alpine, na última volta e terminou em 18º.
A sexta etapa do Mundial de F-1 será o GP de Miami, de 2 a 4 de maio. O GP terá a corrida sprint no sábado (3) e a principal no domingo (4).
Confira a classificação final do GP da Arábia Saudita de F1:
1º – Oscar Piastri (AUS/McLaren), em
2º – Max Verstappen (HOL/Red Bull), a 2s843
3º – Charles Leclerc (MON/Ferrari), a 8s104
4º – Lando Norris (ING/McLaren), a 16s273
5º – George Russell (ING/Mercedes), a 27s236
6º – Kimi Antonelli (ITA/Mercedes), a 34s688
7º – Lewis Hamilton (ING/Ferrari), a 39s073
8º – Carlos Sainz (ESP/Williams), a 64s630
9º – Alexander Albon (TAI/Williams), a 66s515
10º – Isack Hadjar (FRA/RB), a 67s091
11º – Fernando Alonso (ESP/Aston Martin), a 75s917
12º – Liam Lawson (NZ/RB), a 78s451
13º – Oliver Bearman (ING/Haas), a 79s194
14º – Esteban Ocon (FRA/Haas), a 99s723
15º – Nico Hulkenberg (ALE/Sauber), a uma volta
16º – Lance Stroll (CAN/Aston Martin), a uma volta
17º – Jack Doohan (AUS/Alpine), a uma volta
18º – Gabriel Bortoleto (BRA/Sauber), a uma volta
19º – Yuki Tsunoda (JAP/Red Bull), não completou
20º – Pierre Gasly (FRA/Alpine), não completou