Os cuidados precoces para uma pele saudável

Apesar de muita gente não saber, a **pele** é um órgão e o maior do nosso corpo! Através dela, muitos problemas de saúde podem ser descobertos. Por isso os cuidados de forma precoce são de extrema importância, não só pela **questão estética**.

Alguns canceres de pele de adultos são desencadeados pela **exposição solar** durante a infância. Por isso o atendimento médico é sempre _fundamental_, para que possam ser feitos tratamentos específicos para cada idade, clima e hábitos de vida do paciente.

A nossa pele está em constante **amadurecimento**, por essa razão sofre variações com a idade, merecendo _cuidados diferentes_ a cada fase da vida. Assim, é muito importante a realização de tratamentos específicos como forma de **prevenir doenças** e, consequentemente ter a pele _saudável_ no envelhecimento.

Com a tecnologia cada vez mais _avançada_ em todas as áreas da medicina, hoje em dia já existem testes genéticos capazes de pesquisar a **tendência** que cada paciente tem para desenvolver problemas de pele no futuro. E digo a vocês: o mais realizado na dermatologia atualmente é para avaliar a probabilidade de desenvolvimento da _alopecia androgenética_, ou como é mais conhecida, a famosa e tão temida calvície. Mas esses testes também são capazes de apontar outros problemas de origem genética, como a **psoríase**.

É importante ressaltar que, além de pesquisar possíveis doenças genéticas, esses procedimentos precoces podem definir o **melhor tratamento** para o problema, e com _menos efeitos colaterais_.

Sempre me questionam se há um período da vida mais adequado para iniciar tratamentos que ajudam a evitar o envelhecimento precoce da pele, em especial a do rosto. Nesses casos explico que _aos 35 anos_ nosso organismo começa a sofrer um processo de **envelhecimento gradual**. Por isso, o mais indicado é iniciar procedimentos estéticos _preventivos_ nesta faixa etária. Alguns tratamentos devem ser feitos precocemente, de forma profilática. É o caso da injeção da _toxina botulínica_, para evitar a produção das rugas, e o _laser_, para combater a flacidez.

E jamais esqueça: tratamentos para a pele, precoces ou não, devem sempre ser associados ao uso do **protetor solar**. A radiação (UVA e UVB) é responsável pela flacidez, rugas superficiais e manchas. Por isso é extremamente importante a _utilização diária_ do filtro solar.

Tratamentos que induzam a produção de **colágeno**, como laser, ultrassom, bioestimuladores injetáveis e a toxina botulínica, têm o poder de amenizar a **contração muscular** e, consequentemente as futuras e indesejáveis rugas.

Alguns medicamentos tópicos podem ser usados já a partir da _adolescência_, para tornar a pele mais forte e protegida. O **ácido retinóico** e seus derivados estimulam a renovação celular, promovendo a firmeza da pele. Já a **vitamina C** combate os radicais livres produzidos pelo metabolismo diário e exposição ao sol e à poluição.

Relacionados.

Antônio Geraldo: precisamos estar alerta ao vício precoce em adolescentes

Campanha Novembro Laranja alerta para problemas auditivos

Antônio Veronese: A História de Bentinho (Capítulo 15 – Sob o Jugo da Tempestade)