Categories: Paula Santana

Os bastidores e as impressões da cerimônia emotiva e inclusiva do Oscar 2023

Tudo é possível

Para começar, o filme independente mais premiado desta edição foi realizado em 38 dias. Até o dia do Oscar, ele havia levado 21 troféus pelas premiações , com elenco majoritariamente asiático.  Pela primeira vez na história um único estúdio, A24, ganha todas as principais categorias. 

 

Impressionante

Acredita que foram exatas mil horas para confeccionar o vestido de Ana de Armas? Trabalho manual realizado por cinquenta costureiras e artesãs. Em várias escamas em referência a sereias. O belo vestido foi desenvolvido em 3D, cuja técnica é criação da Louis Vuitton e teve inspiração numa  Marilyn Monroe contemporânea. A atriz atuou em  Blonde,  uma das produções mais polêmicas do cinema recente. 

 

 

New Cher

Lady Gaga sempre divide opiniões. Depois de cruzar a chegada do evento com uma das mais bonitas produções, vestindo Versace, ela  entra no palco de cara limpa, jeans rasgados, tênis e camiseta básica. Ela é uma das poucas que consegue se apropriar deste mood  e ser entendida. Antes, porém, num gesto natural e afetivo, ela corre para socorrer um fotógrafo que havia caído atrás dela. 

 

Melhor fase

Gravidíssima, Rihanna emocionou a plateia ao cantar junto a uma orquestra a faixa Lift Me Up, que lhe garantiu indicação ao Oscar de Melhor Canção Original como trilha sonora do filme do filme Pantera Negra: Wakanda Para Sempre. Nas lives de especialistas no Youtube surgiu a polêmica de ela estar cantando com playback. Esta foi a estreia da diva de Barbados no Oscar, exatamente um mês após cantar no Super Bowl e ser recorde de audiência da história do campeonato.

 

Encantou

Quem fez uma chegada triunfante e milionária foi o diretor de Elvis, Baz Luhrmann.  O australiano, 60 anos, usou um colar de USD 263 mil (R$ 1,3 milhão) do joalheiro nova-iorquino David Webb, que também ornou Drew Barrymore.

 

 

Realeza

E não menos maravilhoso foi o colar com sete esmeraldas de 122,49 quilates e uma série de diamantes de 92,57 quilates usado por Sofia Carson. O valor da peça não foi divulgado, mas a atriz precisou ser escoltada por seguranças. (foto do colar)

A peça é da clássica alta-joalheria Chopard. As esmeraldas têm formato octogonal, enquanto os diamantes têm quatro cortes distintos: baguete, pera, marquise e redondo. Carson, sabiamente, optou por não usar outra joia na composição do look, cujo vestido é assinado por Giambattista Valli.

 

 

Honra ao mérito

Ainda sobre o tema, uma imensa vitória: a figurinista norte-americana Ruth Carter fez história no Oscar. Nesta edição, com a vitória por Pantera Negra, ela torna-se a primeira mulher negra a receber duas estatuetas na história da premiação. Ela já havia ganhado um Oscar em 2019 pelo figurino do primeiro filme do super-herói da Marvel. 

Que preguiça

E Hugh Grant sempre dando um jeitinho de gerar comentários. Em geral por seu comportamento ora blasé, ora ranzinza nos encontros cinematográficos.  Desta vez deixou constrangida a apresentadora Ashley Graham, ao deixar entender que estava irritado por estar no local. Não demorou e a internet o premiou como  “a pior entrevista da história”. 

 

Chegou a hora

Ke Huy Quan mostra o quanto a vida dá voltas e voltas.  Em entrevista ao New York Times, ele explicou o motivo do seu sumiço: “Tive que me afastar porque o telefone parou de tocar. Hollywood não escrevia papéis para atores asiáticos”. Antes de interpretar Waymond em Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo, ele foi Short Round em Indiana Jones e o Templo da Perdição (1984) e  Dado em Os Goonies (1985). Depois, sem oportunidades, ficou duas décadas sem conseguir papel algum em filmes. 

Transformação 
Brendan Fraser, que venceu o Oscar de Melhor Ator, passou por uma transformação radical para viver o protagonista que luta contra a gordofobia e a homofobia em A Baleia. Fraser estava com os olhos marejados e visivelmente emocionado. O prêmio, assim como outros recebidos na temporada, foram vistos como uma “volta por cima” em sua carreira, após alguns anos afastado de produções aclamadas pela crítica. Ele é o sexto hetero a ganhar a estatueta interpretando um homossexual. 

 

Sem fronteiras
Michelle Yeoh como Melhor Atriz não foi diferente. A estatueta foi recebida por conta de seu trabalho no longa Tudo Em Todo Lugar Ao Mesmo Tempo. Ela entoou no discurso: “Não deixe que ninguém diga para vocês que já passaram da idade!”, citando também a sua mãe de 84 anos, que mora na Malásia. Ela é a primeira asiática a levar a estatueta para casa. 

50+
Também seguindo o fluxo da inclusão, Jamie Lee Curtis, 64 anos, levou o primeiro Oscar de sua carreira por seu papel Deirdre Beaubeirdre, uma burocrata de Tudo Em Todo Lugar Ao Mesmo Tempo. Após quatro décadas de carreira, enfim, ela recebe o merecido prêmio. Dentre os filmes notórios em que atuou, Um Peixe Chamado Wanda, Halloween e True Lies, entre outros. Ela é filha de Tony Curtis e Janet Leigh, dois ícones do cinema norte-americano. 

Anos 70
John Travolta fez todos chorarem ao final da cerimônia, quando ele, ao lado de Lenny Kravitz protagonizaram a clássica  homenagem póstuma aos artistas falecidos no ano anterior. Dentre eles, Olivia Newton-John, sua companheira em Grease: Nos Tempos da Brilhantina. Ele fez referência a Hoplessly devoted to you, música que cantaram juntos no musical. 

 

Tempo de espera 
O lindo e aguardado trailer de A Pequena Sereia foi disponibilizado pela Disney+  durante o intervalo da premiação. Guardado a sete chaves pelo estúdio, valeu muito a pena a espera. Dentre as cenas, o momento em que Ariel salva Eric e também a famosa cena da pedra. As novas performances do filme saem dia 19 de maio nas plataformas digitais com estreia prevista para 25 de maio. Esperando ansiosos. 

Redação GPS

Nós somos uma equipe de jornalistas apaixonados por informar, entreter e inspirar nossos leitores com conteúdo de qualidade e credibilidade.

Posts Recentes

Larissa Pimenta leva, no judô, a medalha de bronze na categoria até 52kg

Após cair nas quartas de final, judoca superou a repescagem e a italiana Odette Giuffrida…

1 hora ago

Robert Downey Jr. volta ao Universo Marvel como Doutor Destino

Ator troca o herói Tony Stark pelo vilão Doutor Destino, como anunciado na San Diego…

1 hora ago

Rayssa Leal conquista a medalha de bronze no skate street feminino em Paris-24

A conquista teve muita emoção e um recorde olímpico, após um início instável e uma…

2 horas ago

No judô, William Lima conquista a medalha de prata, a primeira do Brasil

Bicampeão olímpico, o japonês Hifumi Abe dominou as ações na luta final da categoria até…

2 horas ago

Ronda da Moda GPS: as principais novidades fashion da semana

Descubra os lançamentos que estão agitando o mundo da moda

2 horas ago

Brasileira ganha prêmio por pesquisa de cosméticos sem uso de animais

Lauren Dalat de Sousa Coelho receberá um prêmio de £10 mil (cerca de R$ 69…

3 horas ago