O mundo do trabalho está passando por uma série de mudanças impulsionadas pelo avanço tecnológico, a revolução verde e pelas transformações no mercado global. É comum ouvir discussões sobre a substituição de mão de obra humana pela tecnologia, porém uma conversa também relevante é como aliar a tecnologia ao trabalho humana.
Nesse contexto, o World Economic Forum lançou seu relatório anual Future of Jobs Report 2023, no final de abril, no qual analisa o mercado de trabalho e faz previsões sobre postos de trabalho que tendem a crescer e outros que tendem a acabar. São cinco destacados:
Os cinco postos de trabalho mais proeminentes:
- Especialistas em IA e Machine Learning
- Especialista em Sustentabilidade
- Analistas de Business Intelligence
- Cientistas de Dados
- Especialistas em Transformação Digital
Os cinco postos de trabalho com risco de acabar:
- Caixas de banco, supermercado e etc
- Serviço postal
- Escriturário
- Secretários Administrativos
- Contabilidade
A pesquisa não se limita as profissões citadas, e traz uma lista de mais de 100 postos que tendem a crescer e outros que tendem a acabar. Confira a lista:
Ainda segundo a pesquisa, os últimos três anos foram moldados por uma combinação desafiadora de “saúde, economia e volatilidade geopolítica” combinada com o crescimento social e pressões ambientais. A tecnologia é um dos pontos analisados e, segundo a Pesquisa sobre o Futuro do Emprego, espera-se que a inteligência artificial cause consideráveis “perturbações no mercado de trabalho, com proporções substanciais de empresas que preveem deslocamento de empregos em suas organizações“. A própria lista de empregos indica isso com áreas promissoras ou não.
“A IA recebeu atenção especial recentemente, com afirmações de que 19% da força de trabalho poderia ter mais de 50% de sua tarefas automatizadas por AI45, ou seja, perda de empregos relevantes, enquanto outros esperam que a tecnologia aprimore os trabalho“, identificou.
Especialistas em sustentabilidade também tendem a se dar bem diante da revolução verde, é o que aponta o relatório. Empresas e governos ebuscam cada vez mais maneiras de reduzir o impacto ambiental e adotar práticas sustentáveis. Esses profissionais, inclusive, são responsáveis por desenvolver e implementar estratégias que promovam a responsabilidade ambiental e social.
Contabilidade vai desaparecer?
A contabilidade, embora não deva desaparecer completamente, passa por transformações significativas com a automação de processos contábeis, além do uso de softwares especializados, o que pode resultar em uma redução na demanda por profissionais nessa área.
É importante ressaltar que as mudanças no mercado de trabalho são dinâmicas e podem variar em diferentes setores e regiões. A atualização constante de habilidades e a capacidade de adaptação serão cada vez mais importantes para enfrentar essas transformações e garantir uma carreira de sucesso.