GPS Brasília comscore

Ortopedistas alertam para risco de queda de idosos; saiba como evitar

O dia 24 de junho foi escolhido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o Dia Mundial de Prevenção de Quedas em Idosos. Na data, também inclusa no Calendário da Saúde do Ministério da Saúde para alertar sobre os riscos dos acidentes nessa faixa etária, a Sociedade Brasileira do Trauma Ortopédico alerta para esse perigo comum no ambiente doméstico e ensina como evitar essas ocorrências.

De acordo com informações do Datasus, no primeiro bimestre de 2024, foram registrados 17.136 atendimentos hospitalares e 9.658 atendimentos ambulatoriais, envolvendo idosos, na faixa etária de 60 a 110 anos. Em 2023, por exemplo, houve 106.401 atendimentos hospitalares e 45.684 ambulatoriais.

“Diversos fatores podem causar o aumento de quedas entre os idosos, como a fraqueza e perda muscular do corpo, efeitos colaterais de alguns remédios, perda de sensibilidade por distúrbios neurológicos, além de doenças ortopédicas ou prejuízo dos sentidos de visão e audição”, explicou o presidente da Sociedade Brasileira do Trauma Ortopédico, Marcelo Tadeu Caiero.

Apesar de os acidentes domésticos serem comuns e poderem afetar pessoas de qualquer idade, a Sociedade Brasileira do Trauma Ortopédico ressaltou que, durante o período de envelhecimento, as quedas, principalmente, as que acontecem dentro de casa, são mais regulares e perigosas e podem causar sequelas dolorosas e permanentes.

Prevenção 

O ortopedista Rodrigo Lima, traumatologista e especialista em coluna, enfatizou a importância do Dia Mundial de Prevenção de Quedas em Idosos, destacando que essa data serve como um alerta para os cuidados necessários a fim de evitar acidentes que podem ter consequências graves. “O idoso tem uma fraqueza óssea, e às vezes quedas de baixa intensidade, como uma queda da própria altura, podem resultar em fraturas graves, como fraturas na coluna, trazendo várias complicações para a vida do idoso”, explicou Lima.

Para prevenir essas quedas, o médico recomenda manter uma vida ativa com atividade física regular, pois isso fortalece a musculatura, melhora o equilíbrio e reduz o risco de quedas. Rodrigo Lima, também detalha a necessidade de acompanhamento regular do idoso com profissionais da saúde para identificar possíveis problemas de saúde. “É  importante cuidar da saúde óssea dos idosos, evitar condições como a osteoporose, que fragiliza os ossos e aumenta a suscetibilidade a fraturas mesmo com impactos leves”, aconselha o especialista. 

Lima aconselha a instalação de corrimãos e barras de apoio nos ambientes utilizados pelos idosos, além de evitar o uso de tapetes, manter itens acessíveis e de fácil alcance, garantir uma boa iluminação, utilizar sapatos bem ajustados para evitar escorregões e realizar check-ups anuais. “Essas medidas são fundamentais para prevenir acidentes, especialmente dentro de casa, proporcionando um ambiente mais seguro para os idosos”, finalizou o ortopedista Rodrigo Lima. 

O ortopedista Rodrigo Lima é especialista em coluna (Reprodução/Instagram)

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Associar cura ao tratamento requer considerar diversos aspectos físicos que …

Um dos grandes destaques do encontro foi o aprofundamento no …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.