GPS Brasília comscore

Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional homenageia compositor armênio

Em 7 de novembro, às 20h, no Teatro Plínio Marcos, localizado no Complexo Cultural Funarte, a orquestra homenageia o compositor armênio
Aram-Khachaturian-gps-brasilia
Foto: Divulgação

Compartilhe:

Os brasilienses têm um encontro marcado com a boa música em 7 de novembro, às 20h, no Teatro Plínio Marcos, localizado no Complexo Cultural Funarte. Nesta noite especial, a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro encantará o público com as icônicas composições do renomado compositor de origem armênia, Aram Khachaturian.

De acordo com estatísticas da Unesco, as composições de Khachaturian, como a famosa “Dança do Sabre” e “Baile de Máscaras”, estão entre as obras musicais clássicas mais tocadas em todo o mundo. A Armênia é conhecida por sua rica cultura e por ser a terra natal de muitos artistas de diversas especialidades, e o legado musical de Khachaturian é uma parte fundamental dessa herança cultural.

O homenageado da noite, Aram Khachaturian, visitou o Brasil nos anos 1950, ocasião em que teve um encontro memorável com o maestro brasileiro Claudio Santoro, que era um grande admirador. Santoro definiu a música de Khachaturian como “repleta de traços humanos e de uma individualidade pronunciada”. Para ele, o compositor armênio trouxe novas cores à orquestração, as quais refletiam as raízes de sua terra natal. Além disso, Santoro caracterizou o trabalho de Khachaturian como “simples e melodioso”, o que o tornou famoso e popular em todas as plateias brasileiras.

Ouça algumas de suas composições:

O embaixador da Armênia, Armen Yeganian, destacou a importância do concerto em reforçar os laços de união entre os dois países, simbolizados pela calorosa recepção que Khachaturian teve em sua estadia no Brasil.

“A turnê dele nos anos 50 na América do Sul foi um grande sucesso, com todos os ingressos esgotados. Foi recebido no Brasil com um evento incomum, uma orquestra militar, além de uma solenidade na Câmara de São Paulo. Convidamos a todos para uma noite memorável de música e amizade entre nossas nações”, ressaltou o embaixador.

Durante sua passagem por São Paulo em 1957, o compositor conheceu a família brasileira de origem armênia Mosditchian, que o presenteou com um dos principais pianos expostos na Casa-Museu que leva o seu nome, inaugurada em 1982. O embaixador Yeganian compartilhou uma história tocante:

“Ele foi convidado para jantar pela família Mosditchian, que comprou o piano apenas para recebê-lo. No final do jantar, ele tocou o piano e deixou com muito cuidado seu autógrafo em armênio e a data com um pequeno prego. Fazem exatos 66 anos deste dia”.

SERVIÇO
Concerto do 120º aniversário de Aram Khachaturian
Execução: Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro
Data e horário: 7 de novembro (terça-feira) às 20h
Local: Teatro Plínio Marcos – Complexo Cultural Funarte
Entrada: Gratuita – Enviar e-mail para embaixada.armenia@gmail.com confirmando presença até 6 de novembro