GPS Brasília comscore

Orquestra Sinfônica apresenta Festival de Composições Tonais

Ao longo do mês de agosto, público poderá apreciar repertório totalmente dedicado a novas composições inéditas

Compartilhe:

A Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (OSTNCS) traz música tonal, atonal e clássicos durante o Festival de Composições Tonais, realizado até o final deste mês. As apresentações fazem alusão a obras europeias e, também, a peças do repertório latino-americano. Neste mês também ocorre a 8ª Edição do Late in Concert, atividade filantrópica para recolhimento de donativos, e exibições didáticas para estudantes da rede pública do DF.

 

“Nas atividades do segundo semestre, mantemos a pauta curatorial da diversidade musical e iniciamos agosto com apresentação de repertório totalmente dedicado a novas composições inéditas dentro do Festival de Composições Tonais. O objetivo é trazer ao público as ideias musicais de novos compositores da atualidade”, explica o regente da orquestra, Cláudio Cohen

 

Segundo ele, neste ano, o tema é o Romance Sinfônico e tem o Tenor Thiago Arancam e a violinista Finlandesa Elisa Jarvela. A maestra  Lorena Suarez irá dirigir o concerto Equatoriano, no dia 8 de agosto, em mais uma valorização da música latino americana da nossa região. A pauta internacional segue intensa com os concertos italianos dos dias 15 e 16/8 com o destaque para o violinista internacional Giuseppe Gibboni. Além disso, conta com um belíssimo concerto dirigido pelo Maestro Gaúcho Tiago Flores. O mês finaliza o mês com um concerto clássico/romântico sob a regência da maestra Mariana Menezes”, resume Cohen. 

 

Larissa Mattos, foto de Jorge Monicci.jpeg
Larissa Matos. (Foto: Divulgação)

 

Uma das novas compositoras é a estadunidense Jessica T. Carter (1992). A violinista e meio-soprano terá sua música Rancor and Triumph, Concerto para Violoncelo, executada pela orquestra, com solo de violoncelo pela musicista Larissa Mattos. Ela fala sobre a peça: “a voz do violoncelo solista carrega uma grande responsabilidade emocional, pois é responsável por transmitir raiva, melancolia e dor vividas por parte da sociedade norte-americana em 2016, após a eleição de Donald Trump. O violoncelo representa a voz do americano sub-representado, marginalizado e confuso”.

A artista continua com sua reflexão. “Como mulher e homossexual, vivendo em um mundo machista e patriarcal, sinto que essa obra transmite a voz que muitas vezes preciso suprimir, a raiva que preciso engolir, a dor que preciso esconder. Ao mesmo tempo que transmite esses sentimentos, a obra representa a força da mulher e de nossas ancestrais, que batalharam muito para que hoje possamos nos expressar dessa forma”, discursa a bacharel e mestra pela UFMG, com especializações no exterior, vencedora de cinco competições nacionais e três internacionais, trabalhos voluntários na América Central e autora de livro sobre duos para viola e violoncelo.

 

Equador e Itália

Da segunda semana até meados de agosto, a OSTNCs fará um concerto dedicado à música clássica do Equador, com a maestra equatoriana convidada, Lorena Suárez, e duas outras apresentações contemplando repertório italiano consagrado, de Vivaldi (1678-1741, barroco) a Paganini (1782-1840, romântico).

“No Concerto Equatoriano, apresentaremos diversas obras do repertório acadêmico e popular do Equador. Este será um concerto que irá recolher músicas de diferentes regiões e culturas do país. Ouviremos obras que utilizam ritmos tradicionais equatorianos, de compositores como Julio Bueno, Segundo Luis Moreno e Álvaro Manzano, mas também poderemos desfrutar de canções populares em formato sinfônico, como Vasija de Barro, Tú y yo, e Nuestro Juramento”, informa a regente, que tem formação em violão clássico e piano.

 

Um dos destaques apontados pelo maestro Cohen no Concerto Italiano é o solo do violinista Giuseppe Gibboni em música do também barroco Giuseppe Tartini (1692-1770).

O concerto do dia 22 trará o criador do sistema de organização de alturas musicais chamado dodecafonismo, Arnold Schoenberg (1874-1951), e o ícone do início do período romântico, Jakob Mendelssohn (1809-1847). A regência será do maestro gaúcho convidado Tiago Flores. “Noite Transfigurada é uma obra prima de Schoenberg e uma das obras emblemáticas do expressionismo em Música. Baseado num poema de Richard Dehmel, que lhe serve de inspiração, Schoenberg compõe sobre a influência romântica do século XIX”, explica Flores.

“Mendelssohn compôs a Sinfonia da Reforma em comemoração aos 300 anos da Confissão de Augsburgo [documento na Reforma Protestante]. De família judia convertida ao luteranismo, Mendelssohn ainda jovem decidiu compor uma grande sinfonia para celebrar essas comemorações. Incluiu o hino Deus é Castelo Forte, de Martinho Lutero, e esta tornou-se uma das obras mais executadas de Mendelssohn, por sua beleza e profundidade”, relata Flores, graduado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e um dos vencedores do concurso Jovens Regentes promovido pela Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA).

No concerto sinfônico que encerra o mês, a cargo da maestra convidada Mariana Menezes, considerada uma das mais importantes jovens regentes da atualidade, terá como destaque o solista Carlos Eduardo, natural de Goiás, no naipe de violinos desde 2017. Ele atuará no Concerto para Violino e Orquestra nº5, de Mozart (1756-1791, classicismo). Cursou bacharelado em música no instrumento na Federal de Goiás (UFG) e atualmente é mestrando pela UNB. Participou dos principais festivais de música do Brasil. O programa da noite terá também a Sinfonia nº 2 de Johannes Brahms (1833-1897, romantismo).

 

Violinista Carlos Eduardo, arquivo pessoal.jpeg
Solista Carlos Eduardo. (Foto: Divulgação)

Programação

 

Quinta (1/8)
Concerto Contemporâneo
Who We Are (Cody Hutcheson)
Rancor and Triumph Concerto para violoncelo (Jessica Cárter)
Solista- Larissa Mattos (violoncelo)
In Memorian and Celebration (Andelena G.Jackson)
Doina & Dances Overture (Laurence Sherr)
The Timelapse Project: Origins (Jeremy Nathan Tisser & Ashley Tamar Davis
It is, Isn’t It (Isaac Villaroya)
Summer Haze (Jacob Elkin)Beringia – Benjamin Johnston-Urey
Maestro Nayden Todorov

 

Sábado (5/8)
8º Iate in Concert
Schubert – Ave Maria
Pablo Sarasate – Zigeunerweiser (Arias Ciganas)
A.Vivaldi – Verão 3o. mov.
Wieniavsky- Polonaise
Song for a secret garden
Viva a la vida (Coldplay)
Godfather Them
Ave Maria (Elisa)
Il Mondo (Thiago)
My Way (T)
Parla piu piano (Duet)
Árias Ciganas (E)
Polonaise (E)
Verão (E)
All I ask of you (Duet)
Volare (T)
Besame mucho (T)
Con te partiro (Duet)
Song for a secret garden (E)
Viva la vida (E)
Quizas (Duet)
Piratas do Caribe (E)
Nessun Dorma (Duet)

Elisa Jarvela (Violino)
Thiago Arancam (Tenor)

Maestro Cláudio Cohen

Iate Clube de Brasília
Trecho 2, SMI, Brasília – DF, 70297-400
 

Terça (8/8)
Concerto Equatoriano
Gonzalo Benítez e Luiz A. Valência – Mosaico Vasija de Barro – La vuelta del chagra
Mosaico de Bombas
Julio Bueno – Andarele
Segundo Luís Moreno – Suite Ecuatoriana no.2 Pasillo; Rondena, Mosaico de Bombas
Álvaro Manzano – Ruminahui Poema Sinfónico
Maestra Lorena Suarez
 

Terça (15/8)
Concerto Italiano
Ottorino Respighi – Impressões Brasileiras
Paganini – Concerto para violino e Orquestra no.2 “La Campanella”
O.Respighi – Pinheiros de Roma
Solista – Giuseppe Gibboni (violino)
Maestro Cláudio Cohen

 

Terça (22/8)
Arnold Schoenberg – Noite Transfigurada
Felix Mendelssohn – Sinfonia no.5 “A Reforma”
Maestro Tiago Flores

 

Quinta (24/8)
Concerto Didático
9:00hs – 10:30hs
Ensaio normal 11h
Brahms, Smetana, Mozart

Sexta (25/8)
Concerto Didático
9:00hs – 10:30hs
Ensaio Normal 11h

Domingo (27/8)
Concerto de Câmara OSTNCS
11h
Croacia
Duo Baritono e Piano
Kresimir Strazanac and Kresimir Starcevic

Segunda (28/8)
Concerto Didático
15h

Terça (29/8)
Concerto Sinfonico
Smetana Ma Vlast (Dos Campos e Bosques da Bohemia)
W.A.Mozart Concerto para violino e orquestra no.5 KV219
Solista Carlos Eduardo
Brahms Sinfonia no.2
Maestra Mariana Menezes

 

Teatro Plínio Marcos
Espaço Eixo Cultural Ibero-americano, entre o Clube do Choro e a Torre de TV de Brasília – Eixo Monumental
Entrada por ordem de chegada.