Dois concertos como você nunca imaginou. Nada de uma orquestra tocando Mozart, Beethoven ou Chopin, mas, sim, os clássicos do rock brasileiro e até mesmo a trilha sonora de clássicos jogos de videogame. Assim será o repertório tocado pela Orquestra Petrobras Sinfônica em duas apresentações no dia 9 de fevereiro em Brasília.
O grupo realiza dois concertos na capital federal, em uma turnê que passa por quatro regiões do País em celebração aos 50 anos da orquestra. Sob a batuta do maestro Felipe Prazeres, que conversou exclusivamente com o GPS|Brasília, a turnê tem a missão de democratizar o acesso à música de concerto, bem como desmistificá-la em diferentes formatos por todo o Brasil.
O Concerto Multiplayer ocorre às 16h no Auditório Planalto do Centro de Convenções Ulysses e tem como repertório a trilha sonora de grandes games, desde os jogos clássicos até os mais atuais, passando por Super Mario Bros., Sonic e The Legend of Zelda, até os mais modernos, como Fortnite.
“Escolhemos alguns jogos emblemáticos, que fazem parte da nossa memória. São músicas a partir das quais o público vai resgatar memórias da infância, ou mesmo momentos divertidos com os filhos”, destaca o maestro, que entrou na orquestra como spalla (violino) e hoje rege o grupo.
![Orquestra Petrobras Sinfônica promete surpreender público com concertos pop em Brasília](https://gpsbrasilia.com.br/wp-content/uploads/2025/02/GPSBRASILIA-LIFE-ORQUESTRA-070225-2024_OrquestraPetrobrasSinfonica_©️TOM-COSTA_IMG_4851-Copy.jpg)
Foto: Tom Costa
Já Na Trilha do Rock será realizado às 19h do mesmo dia e traz clássicos do rock e do pop nacionais, porém com uma roupagem sinfônica. Durante a apresentação, o maestro convida o público a entoar hits de grandes bandas, como Engenheiros do Hawaii, Biquini Cavadão, Kid Abelha, Legião Urbana e Paralamas do Sucesso.
“Montamos um repertório pensando em atingir um público que irá se reconhecer nas músicas tocadas. Ao longo das apresentações, abordamos curiosidades, variedades e as infinitas possibilidades da orquestra, a tirando desse lugar de ser algo elitista”, comenta Prazeres.
Ele conta, ainda, que para esse concerto há dois elementos especiais e únicos: o uso da bateria e do baixo elétrico, essenciais ao tocar as músicas de rock. “Essa mistura mostra a grande variedade que uma orquestra sinfônica pode proporcionar em termos de timbre”, ressalta.
Sobre essa mistura de estilos, o maestro percebe que é uma forma de atrair novos públicos para os concertos de orquestra sinfônica. “E funciona muito”, revela. “Sentimos um efeito muito positivo dessa quantidade de concertos diferentes que a orquestra vem realizando”, admite.
“Com esses shows, mostramos a orquestra sinfônica como um instrumento que não está necessariamente ligado a um repertório pré-estabelecido, de música de concerto”, explica Prazeres. “O espetáculo promete ser uma experiência divertida para todas as idades, unindo gerações por meio da música e da nostalgia.”
![Orquestra Petrobras Sinfônica promete surpreender público com concertos pop em Brasília](https://gpsbrasilia.com.br/wp-content/uploads/2025/02/GPSBRASILIA-LIFE-ORQUESTRA-070225-Guns-n-Roses-®-Renato-Mangolin-014.jpg)
Foto: Renato Mangolin
Nascido em meio ao universo da música de concerto, Felipe Prazeres é filho do maestro fundador da Orquestra Petrobras Sinfônica. “Me sinto muito à vontade aqui, pois cresci engatinhando entre as estantes de uma orquestra. Meu pai me deixou esse legado”, relembra.
Ele conta que começou os estudos musicais com o piano, mas foi o violino que escolheu como ofício. Entrou para a orquestra antes regida pelo pai com 17 anos como spalla, o primeiro violinista de uma orquestra, posição que ocupou até o final de 2024. No entanto, é maestro desde 2012.
“É uma jornada sem fim, porque sempre podemos fazer melhor e é muito desafiador atuar como regente”, revela. “Mas, vindo de uma família de maestros, exerço esse ofício com muita alegria. Sinto-me muito honrado de estar à frente da Orquestra Petrobras, que é uma das principais da América Latina”, observa.
![Orquestra Petrobras Sinfônica promete surpreender público com concertos pop em Brasília](https://gpsbrasilia.com.br/wp-content/uploads/2025/02/GPSBRASILIA-LIFE-ORQUESTRA-070225.jpeg)
Felipe Prazeres
Serviço
Concerto Multiplayer
Data: 9 de fevereiro, domingo, às 16h
Local: Auditório Planalto – SDC – Ulysses Guimarães
Ingressos aqui
Na Trilha do Rock
Data: 9 de fevereiro, domingo, às 19h
Local: Auditório Planalto – SDC – Ulysses Guimarães
Ingressos aqui