GPS Brasília comscore

Oppenheimer: a história do pai da bomba que matou mais de 200 mil pessoas

O que o filme promete entregar são indicações merecidíssimas ao Oscar, uma direção bem estilo Nolan e a exclamação que faltava na carreira de Cillian Murphy

Compartilhe:

O físico que escabeçou um dos projetos mais tensos e perigosos do mundo, J. Robert Oppenheimer é interpretado por Cillian Murphy nos cinemas. A partir desta quinta-feira (20), no Brasil, será possível sentar na cadeira e aproveitar as 3h do filme que deve entregar o Oscar para Christopher Nolan, como prevê os críticos. E as expectativas são altas não só na direção, como também na atuação do excelente corpo de atores escolhidos: Cillian Murphy, Robert Downey Jr., Florence Pugh, Emily Blunt e até Rami Malek estão nas telinhas.

 

A narrativa é histórica: como foi construída a bomba que matou mais de 200 mil pessoas. Mas o foco de luz está em J. Robert Oppenheimer, o físico que deu vida à bomba, mas, para além disso, suas complexidades, incoerências, sua humanidade, enfim. Cillian Murphy dá vida a sentimentos que podem não ser levados em consideração quando olhamos a história de forma seca. E o ator que há anos está nos filmes de Nolan merecia o papel principal, o qual ele claramente aproveitou e se destacou em cada cena.

 

Destaque-Oppenheimer-IMAX.jpg

 

Uma curiosidade é que o filme tem momentos preto e branco e momentos coloridos. O que difere as famosas linhas do tempo de Nolan, segundo as próprias palavras do diretor é:

 

“Eu sabia que o filme seria executado em duas linhas do tempo. Uma é colorida, e esta é a experiência subjetiva de Oppenheimer. Esta é a maior parte do filme. Depois, a outra é uma linha do tempo em preto e branco. É uma visão mais objetiva da história dele, do ponto de vista de um personagem diferente.”

 

E a piadinha de todo ano se concretiza, mas sob genialidade: se o Oscar não trouxer um filme sobre Segunda Guerra Mundial, não seria o Oscar. A questão é que diferente de Dunkirk — outro filme de guerra de Nolan, que também foi indicado ao Oscar –, este é um longa-metragem que está na boca da crítica e a vitória é quase cerca. No Rotten Tomatoes, por exemplo, a nota de Oppenheimer está em 97% e pouquíssimos filmes recebem essa nota antes da estreia. 

 

Captura de tela 2023-07-19 143055.png

 

 

Com estreia nesta quinta (20), em quase todos os cinemas de Brasília, será possível assistir Oppenheimer, o mais novo lançamento de Christopher Nolan. 

 

Oppenheimer-950x500.webpoppenheimer_cillian_murphy_filme__n903u5-1210x544.webpcillian-oppenheimer.jpgDestaque-Oppenheimer-1-1024x576.jpg