GPS Brasília comscore

Oposição avalia impeachment de Lula após TCU bloquear recursos do programa Pé-de-Meia

Falta de previsão orçamentária alimenta acusação de pedalada fiscal, mesmo argumento usado contra Dilma Rousseff

Parlamentares de oposição ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Câmara dos Deputados intensificaram os pedidos de impeachment do presidente após o Tribunal de Contas da União (TCU) determinar o bloqueio de recursos bilionários destinados ao programa Pé-de-Meia, uma das principais iniciativas da atual gestão para jovens do ensino médio.

A decisão, anunciada nesta quarta-feira (22), baseou-se na falta de previsão orçamentária para os pagamentos provenientes do Fipem, fundo de custeio do programa.  A informação é do jornalista Paulo Cappelli, do Metrópoles.

O Fipem, sigla para Fundo de Custeio da Poupança de Incentivo à Permanência e Conclusão Escolar, foi apontado pelo plenário do TCU como irregular em relação a parte de seus recursos, o que levou opositores a acusarem o governo de cometer uma “pedalada fiscal”.

Deputados críticos ao governo, como Marcel Van Hattem (Novo), declararam ao portal de notícias que a situação configuraria crime de responsabilidade, já que não haveria a previsão legal para a utilização de recursos do orçamento da União para o programa Pé-de-Meia.

De acordo com a reportagem, o deputado Sanderson (PL) lembrou que, em outubro de 2023, já havia solicitado uma investigação ao TCU sobre uma possível irregularidade de R$ 3 bilhões no programa. O parlamentar também articula, junto à oposição, o protocolo de um pedido de impeachment logo no início do ano legislativo, em fevereiro.

Embora tenha determinado o bloqueio de valores provenientes de fundos privados, como o FGO e o FGEDUC, que foram utilizados para capitalizar o Fipem sem aprovação orçamentária, o TCU autorizou, em caráter excepcional, a utilização de R$ 6,1 bilhões do Fundo Social no Fipem nos anos de 2024 e 2025. No entanto, esses valores deverão ser incluídos nas leis orçamentárias dos respectivos anos.

A medida cautelar do TCU não afeta diretamente o programa, que atende cerca de 3,9 milhões de estudantes no Brasil, mas coloca em xeque sua sustentabilidade e a transparência na gestão dos recursos.

De acordo com o Ministério da Educação, o Pé-de-Meia é um programa federal de incentivo financeiro-educacional na modalidade de poupança. Ele visa democratizar o acesso à educação, reduzir desigualdades sociais entre jovens do ensino médio e promover maior inclusão social por meio da educação, estimulando a mobilidade social.

Veja também

Pablo é um dos 30 artistas que terão obras expostas …

Estudo afirma que gentileza é um fator vital para a …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 41

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI