GPS Brasília comscore

Ópera sobre paixão proibida de uma freira chega ao Brasil

Com maestro e compositor brasileiros, a apresentação acontece no Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Compartilhe:

Para os **apaixonados** por música _clássica_ a notícia é de arrepiar: a orquestra _Petrobras Sinfônica_ faz, nesta sexta-feira, 28, faz apresentação aberta ao público no **Theatro Municipal do Rio de Janeiro** da Ópera _“Cartas Portuguesas: Monodrama para Soprano e Orquestra”, de João Guilherme Ripper._

A obra conta a história da freira portuguesa Mariana Alcoforado (1640-1723), que relatou em cinco cartas, sua paixão por um oficial francês. Esses documentos foram publicados em Paris, em 1669, sem autorização da religiosa, com o título “Lettres d’amour d’une religieuse Portugaise écrites au Chevalier de C. – Officier François en Portugal”.

![Trecho da apresentação retirada do Youtube (2020)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/lslsss_e0e8d99293.JPG)

A apresentação terá regência do maestro brasileiro Isaac Karabtchevsky e participação especial das sopranos Carolina Morel, Michele Menezes e Sophia Dornellas, além da solista portuguesa Carla Caramujo.

Segundo o compositor brasileiro João Guilerme Ripper, durante uma visita ao Convento de Nossa Senhora da Conceição, em Beja, município de Portugal, ele conheceu a história da freira e decidiu compor “Cartas Portuguesas”, que foi finalizada em 2018, por encomenda da orquestra Gulbenkian, de Lisboa, local de sua estreia mundial.

No Brasil, a obra só tinha tido apresentações fechadas ao público na Sala São Paulo e na Sala Minas, em 2020 e 2021, durante a pandemia.

**Serviço:**

Orquestra Petrobras Sinfônica

Local: Theatro Municipal do Rio de Janeiro (Praça Floriano, S/N – Centro)

Data: sexta-feira (28), 19h

Ingressos: [theatromunicipalrj.eleventickets.com](https://theatromunicipalrj.eleventickets.com)