Brasília se prepara para receber um grande espetáculo artístico, a célebre ópera Eugene Onegin de Piotr Ilitch Tchaikovsky. O evento será encenado pela primeira vez na cidade para homenagear os 130 anos da morte do renomado compositor russo. Com uma equipe de talentosos músicos, cantores líricos e uma encenação contemporânea, a ópera promete cativar o público da capital, no Teatro Levino de Alcântara, localizado na Escola de Música de Brasília.
Serão três noites de apresentações, nos dias 4, 5 e 6 de agosto de 2023, sempre às 19h. O projeto artístico foi concebido por três profissionais de destaque, o diretor André Amaro, a figurinista Maria Carmen de Souza e o cenógrafo produtor e solista Hugo Lemos.
A Maestra Priscila Bomfim, regente do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, foi especialmente convidada para a direção musical e regência do espetáculo em Brasília. Ela ressalta a beleza da obra de Tchaikovsky. “O que me encanta nesta obra é a forma
com que Tchaikovsky descreve com detalhes as cenas, com sua orquestração por vezes
singela, mas totalmente eficaz”, afirma.
Eugene Onegin tem como protagonistas dois renomados cantores líricos brasileiros. Homero Velho, do Rio de Janeiro, interpretará o papel de Onegin, enquanto Gabriella Pace, de São Paulo, dará vida a Tatyana. Ambos destacam a universalidade dos temas abordados na ópera, que tratam de amor, perda, desejo e possibilidades não realizadas.
A ópera também conta com um elenco de cantores de referência do canto lírico brasiliense, como Roger Vieira no papel de Lensky e Carol Araujo como Olga. Participações especiais de Janette Dornellas, Clara Figueiroa, Hugo Lemos e Francisco Bento completam o elenco, todos nomes conhecidos da cena operística da cidade.
A ópera será apresentada em russo, mas contará com legendas em português para facilitar o entendimento da história pelo público. A classificação indicativa é de 14 anos, e a duração aproximada do espetáculo é de 2h30.
Serviço
Eugene Onegin
Data: 4, 5 e 6 de agosto
Horário: 19h
Local: Teatro Levino de Alcântara -Escola de Música de Brasília – 602 Sul
Ingressos: R$ 20,00 a inteira e R$ 10,00 a meia