A pandemia, uma das maiores crises da idade contemporânea, será retratada pela ópera de câmera Happy Hour. A produção foi composta e dirigida por Marcus Mota e está em cartaz no Sesc Sílvio Barbato, no Setor Comercial Sul, nos dias 6 e 7 de junho.
O elenco tem as sopranos Janette Dornellas e Sophia Dornellas e a mezzo soprano Clara Figueiroa, além de uma orquestra formada de 9 mulheres. No palco, o público vai acompanhar três amigas que se conheceram em ensaios de corais e fizeram parte do Coro Sinfônico da Universidade de Brasília: uma médica, uma empresária e uma professora, interpretadas respectivamente por Janette, Clara e Sophia.
“A que nos introduz no mundo da pandemia é a médica, cansada de um cotidiano de tentar vencer a morte que se alastra. Depois entram as amigas: a empresária, que luta para manter seu comércio diante do fechamento de tantas lojas; e a surpreendente volta da professora, que vendo as notícias do caos sanitário no Brasil, resolve voltar. Elas se reencontram e cantam a esperança e a união”, adianta o diretor.
Marcus conta que a ideia do espetáculo surgiu em meados de 2020, quando ele enfrentava a pandemia em Portugal. “Estava em Lisboa durante o início da pandemia. Era flagrante o descompasso entre o enfrentamento da covid no Brasil e em Portugal. Quando a situação melhorou em Lisboa, em meados de 2020, voltei para o Brasil, e fui caindo em um inferno sem fim”, relembra.
Janette Dornellas define a personagem que interpreta como “uma mulher que está vendo o sofrimento e a morte cotidianamente que chega do hospital em casa e só quer esquecer o horror que está vivendo”, mas destaca que Happy Hour não é um espetáculo pessimista, pra baixo. “A ideia do Marcus foi exatamente a da importância da família e dos amigos naquele momento. E foi assim que me senti na pandemia. As pessoas ajudaram muito para que a Casa da Cultura Brasília, meu pequeno teatro, não fechasse na pandemia. Então, é sobre solidariedade, amizade, cuidado”, completa.
Serviço
Happy Hour
Ópera de câmera com texto e música de Marcus Mota
Data: 6 e 7 de junho, terça e quarta
Horário: às 20h
Local: Sesc Silvio Barbato (SCS Ed. Presidente Dutra)
Entrada franca
Livre para todos os públicos
Ficha técnica
Direção: Marcus Mota
Elenco: Janette, Dornellas, Sophia Dornellas e Clara Figueiroa
Cenário e figurino: Janette Dornellas
Iluminação: Lemar Rezende
Direção de vídeo: Carol Resende
Pianista: Gisele Pires
Maestro: Rafael Ribeiro