GPS Brasília comscore

Ondas de calor na Europa registram temperaturas entre 1° e 4°C mais quente

Cerca de 2.300 pessoas faleceram devido às altas temperaturas

Em análise feita pelas London School of Hygiene & Tropical Medicine e da Imperial College London, o número de mortes decorrentes das mudanças climáticas causadas pela humanidade triplicaram durante a onda de calor que atingiu a Europa de 23 de junho a 2 de julho de 2025.

Os pesquisadores afirmam que cerca de 2.300 pessoas faleceram devido às temperaturas extremas registradas no período. Sem as mudanças induzidas, chegavam a 800 mortes.

Os dados foram coletados em 12 cidades europeias, combinando registros de temperatura, modelagem climática e dados de mortalidade. Entre as cidades analisadas, Milão (Itália) registrou o maior número absoluto de mortes estimadas, com 317. No geral, idosos representam 80% das mortes.

Os cientistas ainda alertam que as ondas de calor vão ser cada vez mais frequentes, intensas e letais por conta do avanço do aquecimento global. Estimativas apontam que os impactos ambientais até o momento resultaram em uma onda de calor na Europa entre 1 e 4°C mais quente.

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI