Para muitas mulheres, a menopausa é a fase mais temida da vida. Seja pelo o que representa para muitas ou até mesmo pelos sintomas desconfortáveis, como as ondas de calor, insônia, alterações de humor, alterações no peso e queixas ligadas à saúde íntima e ao sistema urinário. É nesse momento de incômodo que a terapia hormonal (TH) pode ser uma aliada.
De acordo com a médica clínica especialista em Saúde da Mulher e endocrinologia feminina Helena Campiglia, a terapia de reposição hormonal (TRH) consiste na reposição dos hormônios que deixam de ser produzidos pelo corpo em quantidade suficiente após a menopausa, principalmente o estradiol e a progesterona.
Nesse processo, os hormônios podem ser administrados por várias vias: oral, transdérmica, por gel ou adesivos e vaginal. Quando a terapia é iniciada no tempo adequado, atuam na melhora da massa óssea e dos fatores de risco cardiovascular.
A médica explica que, normalmente, a reposição hormonal é iniciada em um período de dez anos após a menopausa, ou até os sessenta anos de idade. O motivo, de acordo com estudos, pode estar associado ao aumento do risco de trombose, acidente vascular cerebral (AVC) e câncer de mama nas mulheres fora desse tempo.
“Fatores como histórico familiar, idade e condições de saúde da paciente precisam ser analisados antes da prescrição. A pesquisa revelou que 40% das interessadas no tratamento não receberam recomendação médica devido a contraindicações específicas”, alerta a especialista.
Vale ressaltar que mulheres que estejam com maus hábitos e outros problemas de saúde correm mais risco de efeitos colaterais dos tratamentos hormonais.
“Quando utilizada de maneira adequada e com acompanhamento médico, a TH pode trazer benefícios significativos. Entretanto, reforça a importância de mais estudos sobre o impacto a longo prazo e da ampliação do acesso ao tratamento para mulheres que possam se beneficiar da reposição hormonal”, ressalta a médica.
Helena Campiglia elencou alguns dos benefícios da terapia hormonal:
- Alívio dos sintomas vasomotores (ondas de calor e suores noturnos)- A terapia hormonal é o tratamento mais eficaz para reduzir fogachos e suores noturnos, que afetam até 80% das mulheres na menopausa;
- Melhora da saúde vaginal e urinária – A TH (especialmente na forma local, como cremes vaginais) ajuda a tratar a secura vaginal, dor durante a relação sexual e infecções urinárias recorrentes, ao restaurar a espessura e elasticidade da mucosa vaginal;
- Prevenção da perda óssea e redução do risco de osteoporose – A terapia reduz significativamente a perda de densidade óssea que ocorre após a menopausa, diminuindo o risco de fraturas osteoporóticas, especialmente em mulheres com alto risco;
- Melhora da qualidade do sono e do humor – Estudos mostram que a TH pode ajudar a melhorar a qualidade do sono, reduzir a fadiga e até aliviar sintomas leves de depressão ou ansiedade relacionados à menopausa;
- Melhora na qualidade de vida geral – Ao aliviar vários sintomas incômodos da menopausa, a TH contribui para uma melhora geral na qualidade de vida, função sexual e bem-estar emocional.