O calorão que os brasilienses têm convivido nos últimos dias deve permanecer nesta sexta-feira (22). De acordo com a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o dia deve ter poucas nuvens no céu e a temperatura segue elevada, com máxima estimada em 32°C.
Ainda conforme o instituto, a mínima do dia deve atingir os 18°C, logo no início da manhã. O período mais quente está previsto para ocorrer entre 16h e 17h, quando a umidade do ar também deve registrar o menor índice, abaixo dos 20%.
Segundo o Inmet, a capital federal vive uma onda de calor e tem registrado nos últimos dias temperaturas 5ºC acima da média prevista para o mês de setembro. A maior máxima do ano foi registrada nessa terça-feira (19): 34,5°C, no Gama.
Por isso, o Distrito Federal continua em alerta laranja de perigo para baixa umidade relativa do ar e para altas temperaturas. O aviso deve permanecer até o próximo domingo (24).
Apesar da data, os meteorologistas acreditam que a próxima semana deve ser ainda mais quente. “Estamos observando a possibilidade de estender esse alerta para a semana que vem. A expectativa é que tenhamos uma próxima semana ainda mais quente, com temperaturas acima de 35ºC”, explicou Cleber Souza, do Inmet.
Em função do calor intenso e da baixa umidade, é preciso que a população se atenha aos cuidados recomendados pela Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil do Distrito Federal.
“As orientações são as mesmas tanto para o calor quanto para baixa umidade: que as pessoas utilizem roupas leves e que façam refeições leves, sempre mantendo uma boa hidratação. Outra dica é umedecer com frequência a região dos olhos e das narinas”, enfatizou o tenente-coronel Ricardo Costa Ulhoa, coordenador de Planejamento, Monitoramento e Controle.
Ulhoa também afirma que não é recomendada a prática esportiva ao ar livre entre 10h e 16h. “Esse horário é característico das maiores temperaturas, por isso não é recomendado fazer exercícios no período. O ideal é sempre utilizar hidratantes, protetor solar e labial durante a prática esportiva e no próprio dia a dia”, completou.