GPS Brasília comscore

Óleo mineral no skincare: vilão ou aliado da hidratação?

Amplamente utilizado em cosméticos, o ingrediente divide opiniões, mas dermatologista destaca benefícios do uso consciente

Presente em hidratantes, em loções corporais e até em produtos de banho, o óleo mineral ainda desperta desconfiança entre alguns consumidores. Mas, segundo especialista, quando usado corretamente, ele pode ser um forte aliado na hidratação da pele, especialmente para quem convive com ressecamento ou com dermatites.

“Os óleos minerais continuam sendo utilizados na dermatologia e eu acho interessante, já que eles cumprem uma das principais funções da hidratação: formar um filme protetor sobre a pele, o que reduz a perda de água, algo muito importante para pessoas com tendência à pele seca, dermatite ou alergias”, afirma o médico dermatologista Wesley Faria.

Derivado do petróleo, o ingrediente passa por rigorosos processos de purificação antes de chegar aos cosméticos. A versão utilizada na indústria da beleza é diferente daquela usada em outros setores, como o automotivo. “Eles são bastante seguros, refinados e de baixo custo, o que permite uma ampla oferta no mercado”, explica o médico.

Uma das principais dúvidas sobre o uso do óleo mineral é sua suposta relação com o aumento da oleosidade ou formação de cravos e espinhas. O dermatologista esclarece. “Existe essa controvérsia sobre serem comedogênicos, mas, acredito que, usado corretamente e em produtos adequados ao tipo de pele, não há esse risco”, pontua Wesley.

O profissional recomenda, inclusive, a utilização desse produto durante o banho, como forma eficaz de preservar a hidratação. “Principalmente em banhos mais quentes, que favorecem a perda de água da pele, o óleo pode funcionar como uma barreira protetora”, aponta.

Apesar dos benefícios, a decisão de incluir o óleo mineral na rotina de cuidados deve ser tomada com acompanhamento médico. “Usar ou não é uma escolha que deve ser feita junto ao dermatologista, considerando as necessidades específicas de cada pele”, orienta. Ele ainda reforça a importância de produtos testados e aprovados pelas agências reguladoras. “Prefiro indicar cosméticos da indústria farmacêutica pela qualidade e pela pureza que garantem”, explica o dermatologista.

No mercado, há opções para diferentes perfis e bolsos. Bioderma e Nívea, por exemplo, oferecem produtos com esse tipo de óleo. Basta observar os rótulos com atenção”, recomenda o profissional. Para quem deseja montar uma rotina de skincare eficiente e segura, o especialista é direto. “Antes de seguir modismos ou buscar alternativas naturais sem respaldo, procure entender o seu tipo de pele e montar a rotina com orientação profissional. Isso faz toda a diferença”.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Uma boa saúde da mente envolve a maneira como pensamos, …

Com projeto assinado pelo Estúdio Campana, a experiência desembarca no …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 41

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI