GPS Brasília comscore

Obras de artistas brasileiros fazem parte da Paris Design Week; confira

Exposição em homenagem a Frans Krajcberg fica aberta ao público geral até domingo (8) na França
Foto: Divulgação

Compartilhe:

A Paris Design Week deste ano começa nesta quinta-feira (5) e via até o dia 14, na França, para apresentar novidades do mundo do design de empresas francesas e internacionais. Entre as atrações do evento, uma exposição reunirá obras de artistas e designers brasileiros para homenagear para o pintor e escultor brasileiro Frans Krajcberg. 

A exposição Uma coleção para Frans Krajcberg será realizada no Espace Frans Krajcberg em Montparnasse, em Paris. O local era o ateliê do artista, que faleceu em 2017, no Rio de Janeiro. Nascido na Polônia, o artista foi naturalizado brasileiro. 

A mostra aborda a relação entre a arte e a natureza, representada principalmente pela casa na árvore, projetada por Zanine Caldas, onde os participantes irão explorar temas ambientais atuais — incentivando o diálogo e a conscientização sobre o assunto. “Celebramos o legado de Frans Krajcberg, cujo trabalho e filosofias nos inspiram a repensar a nossa relação com o meio ambiente através de artistas e designers contemporâneos traçamos caminhos possíveis”, diz a curadora Pat Monteiro Leclercq. 

Ângela Maria Ateliê, Atelier Cléophée, Bianca Da Costa, Clarisse Taulewali, Cris Bertolucci, Delphine Araxi, Denise Stewart, Elizabeth Titton, Fernanda Fróes, Lavinia Góes, Lucie Gabrielle, Lyz Parayzo, Marion Flament, Maximiliano Crovato, Nina Dwin, Paula Sousa, Ricardo Fasanello, Ronald Sasson, Sandra Arruda, Valéria Montag e Zanine Caldas estão entre os artistas. 

Obra Rizomas, da Oiamo | Foto: Divulgação
Obra de Cris Bertolucci | Foto: Divulgação

A icônica Poltrona Esfera, um dos destaques da exposição, é confeccionada em couro de pirarucu, assinada por Ricardo Fasanello (1930-1993). Algumas obras selecionadas farão parte de um leilão neste sábado (7). Parte da renda será revertida para o Espace Frans Krajcberg, para promover a manutenção do espaço e melhorar a infraestrutura. A exposição estará aberta ao público geral até domingo (8), no Espace Frans Krajcberg Paris, das 13h às 19h.