Moradores de diversas quadras do Lago Sul, Jardim Botânico e do Gama terão o abastecimento de água interrompido ao longo desta quarta-feira (2), devido a uma grande obra de melhoria na rede de distribuição. A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) informa que os cortes são necessários para viabilizar a modernização do sistema que abastece essas regiões, um investimento de R$ 30 milhões em revitalização da tubulação.
No Lago Sul, a suspensão acontece das 7h às 23h30 e atinge, principalmente, as quadras da QI 17 até a QI 29, incluindo também áreas como SMDB (conjuntos 1 a 32), Ermida Dom Bosco, Esaf, Condomínio Villages Alvorada e Privê Morada Sul. Parta do Jardim Botânico também passará por interrupções.
Já no Gama, o fornecimento será interrompido das 4h30 às 20h nas quadras SCE (1 a 56), SSU (1 a 17), SOE (1 a 33), Vila Roriz, SLE (24 a 43 e 49), além de partes das quadras 20 e 23, incluindo também a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Gama.
Cronograma
Segundo a Caesb, o desligamento temporário é parte de um cronograma de intervenções que deve ocorrer em outras datas nas próximas semanas.
“Trata-se de uma obra complexa e necessária para garantir mais segurança e eficiência no abastecimento de água dessas regiões”, informou a companhia.
A normalização do fornecimento ocorrerá de forma gradativa. A Caesb orienta que os moradores mantenham as caixas d’água sempre abastecidas, conforme previsto pela Resolução da Adasa nº 14/2011, que exige capacidade mínima para dois dias de consumo.
Para minimizar os transtornos, a companhia vai adotar a estratégia de fechar o abastecimento pela manhã e retomar no fim do dia, garantindo que as caixas dos imóveis fiquem cheias. O objetivo é evitar que as residências fiquem completamente sem água, mesmo em dias de manutenção.
Por fim, a Caesb reforça o apelo ao consumo consciente, evitando o desperdício, principalmente nos dias de interrupção programada.