A partir do dia 20, a obra Pavillon de Vin, da artista portuguesa Joana Vasconcelos, será exposta, pela primeira vez no Brasil, nos jardins da Embaixada de Portugal em Brasília. A exposição intitulada Fascinação — uma referência à canção imortalizada por Elis Regina — trará ainda outras atrações, como 15 volumes de Os Cadernos da Minha Vida, diários gráficos da artista, além de um ciclo de conversas com a participação da própria artista e da editora Lucia Bertazzo. A programação também contará com oficinas e atividades educativas até agosto.
A partir do dia 20 de fevereiro, o público brasileiro terá a oportunidade de admirar uma das maiores esculturas da artista contemporânea. A instalação Pavillon de Vin, composta por uma imponente estrutura de ferro forjado em forma de garrafão de vinho, com videiras que escalam sua estrutura, será montada nos jardins da Embaixada. Além da escultura, os visitantes poderão explorar Os Cadernos da Minha Vida, uma coleção que reúne desenhos, textos e colagens feitos por Vasconcelos entre 1989 e 1997, com edição da Urucum, editora luso-brasileira fundada por Lucia Bertazzo.
A inauguração oficial acontecerá no dia 19 de fevereiro, com um evento exclusivo para convidados, que contará com a presença de Joana Vasconcelos e do Primeiro-Ministro de Portugal, Luís Montenegro. A visitação ao público será liberada nos dias 20 e 21 de fevereiro, das 19h às 22h, quando também ocorrerão os primeiros encontros do ciclo de conversas. A exposição será reaberta em 8 de março, em celebração ao Dia Internacional da Mulher, e poderá ser visitada nas quintas e sextas-feiras, das 11h às 16h, além do primeiro sábado de cada mês, no mesmo horário.
Arte contemporânea
Conhecida por suas esculturas monumentais e instalações imersivas, Joana Vasconcelos é a artista mais jovem e a primeira mulher a expor individualmente no Palácio de Versalhes, evento que atraiu 1,6 milhão de visitantes e se tornou um marco na história da arte francesa. Sua exposição no Museu Guggenheim de Bilbao também foi uma das mais visitadas do museu.
![](https://gpsbrasilia.com.br/wp-content/uploads/2025/02/GPS-Brasilia-AGENDA-joana-1-1002.jpg)
Foto: Cortesia
A exposição em Brasília remete ao universo intrigante das obras de Vasconcelos e à profunda conexão entre Portugal e Brasil nas artes e na cultura. O Pavillon de Vin se apresenta como uma escultura-caramanchão, unindo o elemento industrial com a natureza em uma simbiose harmônica. A obra faz referência ao vinho, um símbolo de importância histórica e cultural em Portugal, e também ao contexto local de Brasília, que recentemente passou a produzir vinho.
Serviço:
Quando: 20 e 21 de fevereiro e de 8 de março a 15 de agosto
Onde: Embaixada de Portugal no Brasil (Avenida das Nações)
Ingressos: gratuitos