Depois de muitos meses de espera devido a uma decisão judicial que paralisou as obras, todas as alças da nova rotatória construída entre a Octogonal e o Sudoeste foram liberadas para o tráfego. A demora causou muitos transtornos para os moradores que precisam passar por ali todos os dias, atrapalhando, inclusive, o movimento no único shopping center da região. A obra faz parte das intervenções no corredor de ônibus da Estrada Parque Indústrias Gráficas (Epig).
De acordo com o engenheiro Bruno Almeida, fiscal da Secretaria de Obras, o pavimento das duas alças liberadas hoje é provisório. “No período chuvoso, não é possível executar serviços como terraplanagem e compactação. Assim, para liberarmos as alças e garantir fluidez ao trânsito, fizemos um pavimento provisório”.
Para o secretário de Obras, Valter Casimiro, a liberação da nova rotatória promete reduzir o tempo de deslocamento e aumentar a fluidez no trânsito local.
“As obras da Epig são estratégicas para a melhoria do transporte público e a integração entre diferentes regiões do DF. Estamos entregando uma infraestrutura moderna, que beneficia diretamente motoristas e usuários do transporte coletivo”, afirmou.
Também foi reaberta a alça de acesso que liga a Epig ao Sudoeste, um trajeto que estava interrompido desde o início das obras do trecho 2. O corredor da Epig contempla ainda a construção de ciclovias, pavimento rígido e viadutos, com o objetivo de reduzir em até 25 minutos o tempo de viagem dos passageiros de transporte público e agilizar o fluxo de cerca de 30 mil veículos que passam diariamente pelo local.
*Com informações da Secretaria de Obras e Infraestrutura e da Agência Brasília