GPS Brasília comscore

Obra coreográfica ‘Sonâmbulo’ chega ao DF com apresentação em três teatros

Uma obra coreográfica inovadora, que mergulha nas fronteiras entre o sono e a vigília, chega ao Distrito Federal com um convite para o público questionar as pressões da vida moderna. Sonâmbulo, uma criação do renomado bailarino e coreógrafo Ramon Lima, promete uma experiência artística, sensorial e política única em três teatros da região: CCBB Brasília, SESC Paulo Gracindo e Espaço Cultural Renato Russo.

 

A abordagem coreográfica da obra transcende o conceito comum do sono, explorando a passividade e a inércia frequentemente associadas a ele como formas de resistir às pressões da vida cotidiana, como o produtivismo excessivo e o incessante desejo por destaque pessoal. Ramon Lima, o cérebro por trás da obra, compartilhou sua visão. “A criação tem uma abordagem coreográfica que se apropria da passividade e da inércia normalmente vinculadas ao sono, como uma forma sorrateira de resistir às lógicas impostas pelo cotidiano, a exemplo do produtivismo exacerbado e do protagonismo”, afirmou.

 

A dualidade entre os estados de sono e vigília é o cerne da obra, e o corpo que experimenta o sonambulismo existe nesse limiar. “Regido pelas lógicas de ambos, o corpo sonâmbulo que nos inquieta é ambíguo e não se submete a apenas uma norma de existência estabelecida. A condição de trânsito e equilíbrio precário faz emergir um lugar de reflexão sobre o que decidimos que é o normal, o possível e o desejável para um corpo”, destaca Ramon.

 

Sonâmbulo não se limita ao palco, a apresentação se adapta ao espaço em que é apresentado, criando uma ligação direta entre a obra e o contexto. Essa abordagem única permite que o público mergulhe profundamente em uma experiência que transcende os limites físicos e metafóricos do espaço cênico.

 

Financiada pelo programa Conexão Cultura do Distrito Federal e pelo Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec-DF), a concepção do espetáculo contou com a colaboração da coreógrafa Luciana Lara, do Coletivo EntreVazios para a construção do pensamento sobre o espaço cênico, do designer Marcus Barozzi para os figurinos e do músico português João Sarnadas para a trilha sonora.

 

Serviço
Espetáculo coreográfico ‘Sonâmbulo’
Data: 8/9 a 1/10
Locais: CCBB Brasília, Teatro SESC Paulo Gracindo e Espaço Cultural Renato Russo
Classificação indicativa: 12 anos

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Patologia chama a atenção após a divulgação do caso de …

Paradoxo entre a fome e a obesidade constitui uma das …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.