Uma obra coreográfica inovadora, que mergulha nas fronteiras entre o sono e a vigília, chega ao Distrito Federal com um convite para o público questionar as pressões da vida moderna. Sonâmbulo, uma criação do renomado bailarino e coreógrafo Ramon Lima, promete uma experiência artística, sensorial e política única em três teatros da região: CCBB Brasília, SESC Paulo Gracindo e Espaço Cultural Renato Russo.
A abordagem coreográfica da obra transcende o conceito comum do sono, explorando a passividade e a inércia frequentemente associadas a ele como formas de resistir às pressões da vida cotidiana, como o produtivismo excessivo e o incessante desejo por destaque pessoal. Ramon Lima, o cérebro por trás da obra, compartilhou sua visão. “A criação tem uma abordagem coreográfica que se apropria da passividade e da inércia normalmente vinculadas ao sono, como uma forma sorrateira de resistir às lógicas impostas pelo cotidiano, a exemplo do produtivismo exacerbado e do protagonismo”, afirmou.
A dualidade entre os estados de sono e vigília é o cerne da obra, e o corpo que experimenta o sonambulismo existe nesse limiar. “Regido pelas lógicas de ambos, o corpo sonâmbulo que nos inquieta é ambíguo e não se submete a apenas uma norma de existência estabelecida. A condição de trânsito e equilíbrio precário faz emergir um lugar de reflexão sobre o que decidimos que é o normal, o possível e o desejável para um corpo”, destaca Ramon.
Sonâmbulo não se limita ao palco, a apresentação se adapta ao espaço em que é apresentado, criando uma ligação direta entre a obra e o contexto. Essa abordagem única permite que o público mergulhe profundamente em uma experiência que transcende os limites físicos e metafóricos do espaço cênico.
Financiada pelo programa Conexão Cultura do Distrito Federal e pelo Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec-DF), a concepção do espetáculo contou com a colaboração da coreógrafa Luciana Lara, do Coletivo EntreVazios para a construção do pensamento sobre o espaço cênico, do designer Marcus Barozzi para os figurinos e do músico português João Sarnadas para a trilha sonora.
Serviço
Espetáculo coreográfico ‘Sonâmbulo’
Data: 8/9 a 1/10
Locais: CCBB Brasília, Teatro SESC Paulo Gracindo e Espaço Cultural Renato Russo
Classificação indicativa: 12 anos