Categories: Saúde

Obesidade pode levar à doença do fígado gorduroso; entenda

Considerada uma doença crônica, recidivante e multifatorial, a obesidade é atualmente um problema mundial e o aumento da quantidade de pessoas em sobrepeso contribui para que outras doenças se tornem mais comuns, como esteatose hepática ou fígado gorduroso.

De acordo com o endocrinologista Guilherme Renke, a doença acontece quando muita gordura se acumula nas células do fígado. Atualmente, representa um dos distúrbios metabólicos mais importantes do século.

A patologia pode estar associada ao estilo de vida em países industrializados, que favorece uma vida sedentária e dietas hipercalóricas, promovendo obesidade e outros problemas crônicos.

 

Mas quais fatores ocasionam o fígado gorduroso? 

1 Obesidade: a obesidade envolve inflamação de baixo grau que pode promover o armazenamento de gordura no fígado;

2 Excesso de gordura na barriga: pessoas com peso normal podem desenvolver esteatose hepática se forem “visceralmente obesas”, o que significa que carregam muita gordura ao redor da cintura;

3 Resistência à insulina: a resistência à insulina e os altos níveis de insulina demonstraram aumentar o armazenamento de gordura no fígado em pessoas com diabetes tipo 2 e síndrome metabólica;

4 Alta ingestão de carboidratos refinados: a ingestão frequente de carboidratos refinados promove o armazenamento de gordura no fígado, especialmente quando grandes quantidades são consumidas por indivíduos com sobrepeso ou resistentes à insulina;

5 Saúde intestinal prejudicada: pesquisas recentes sugerem que ter um desequilíbrio nas bactérias intestinais, problemas com a função de barreira intestinal ou outros problemas de saúde intestinal podem contribuir para o desenvolvimento da condição.

 

Como é feito o diagnóstico

Na maioria das vezes, a doença não apresenta sintomas, sendo assim, o diagnóstico costuma começar depois que um exame de sangue encontra níveis de enzimas hepáticas acima do normal.

“Por outro lado, para descartar outras condições antes de diagnosticar doença hepática gordurosa não alcoólica, uma ultrassonografia do fígado pode ajudar a revelar o excesso de gordura. Qualquer exame para diagnóstico deve ser orientado e analisado por um médico qualificado”, recomenda Renke.

Redação GPS

Nós somos uma equipe de jornalistas apaixonados por informar, entreter e inspirar nossos leitores com conteúdo de qualidade e credibilidade.

Posts Recentes

Série brasileira começa a ser gravada pela Netflix; confira outras produções nacionais

Digirida por Fernando e Quico Meirelles, “Pssica” é gravada no no Norte do País

42 minutos ago

Passageiros poderão acessar ônibus no DF com bilhete avulso

Medida amplia formas de pagamento do sistema eletrônico de bilhetagem

1 hora ago

Vamos dar um giro pelo mundo dos vinhos? A agenda está recheada

Guaspari, Vinícola UVVA e Mistral são alguns dos integrantes da programação

1 hora ago

Policiais são investigados por suposto racismo contra filhos de diplomatas

Jovens são filhos de diplomatas e faziam turismo na cidade; veja vídeo

1 hora ago

Festival de Gramado: saiba tudo sobre o evento que celebra o cinema nacional

"Motel Destino", aclamado em Cannes, será exibido pela primeira vez no Brasil durante abertura

2 horas ago

Brasileira interpreta assassina real em série americana

A série documental Sins of the South traz a atriz baiana Fabiana Mattedi no papel…

3 horas ago