GPS Brasília comscore

O Verão chegou: o que esperar da estação mais quente do ano?

El Niño traz calor no país e seca na Amazônia; confira as projeções para a estação que se inicia.
A sensação térmica no Rio de Janeiro chegou a 58,5 graus, a maior desde 2014
A sensação térmica no Rio de Janeiro chegou a 58,5 graus, a maior desde 2014. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Compartilhe:

Com o esperado início do verão nesta sexta-feira (22),a estação mais desejada pelos brasileiros, as previsões climáticas sinalizam um período de clima abafado em todo o Brasil, segundo informações do Climatempo. O período, que se estende até 20 de março, promete temperaturas elevadas e mudanças significativas em diferentes regiões do país, influenciadas pelo fenômeno do El Niño.

De acordo com os meteorologistas, as temperaturas ficarão acima da média. No Oeste do Brasil, incluindo Acre, Amazonas, Rondônia, Pará e Mato Grosso, terão termômetros elevados. As Regiões do Espírito Santo, Bahia e sul do Piauí também enfrentarão calor intenso.

A região amazônica, que inclui especialmente Amazonas e Pará, terá chuvas abaixo da média, impactando o nível dos rios e seca no local

Já no Sul e Sudeste terão estados com chuvas acima da média, o que inclui a região Centro-Oeste, além de parte do Nordeste.

As temperaturas elevadas e as ondas de calor são causadas, em parte, pelo fenômeno El Niño, que pode atingir 40°C nos termômetros em várias cidades do país. E novas ondas de calor são esperadas em janeiro no Sudeste e região central, enquanto no Oeste e Sul, a tendência é entre janeiro e fevereiro.