GPS Brasília comscore

“O que for determinado por meu grupo, eu farei”, revela presidente da CLDF

Wellington Luiz esteve na Casa Cor 2023, onde também conversou com o GPS sobre temas de interesse local, como a regularização fundiária na capital
Wellington Luiz, Foto/Reprodução
Wellington Luiz, Foto/Reprodução

Compartilhe:

O presidente da Câmara Legislativa (CLDF), deputado Wellington Luiz (MDB), afirmou que estará unido ao atual grupo político do governador Ibaneis Rocha (MDB) nas eleições de 2026. O parlamentar frisou que será um soldado para ajudar na composição para auxiliar na vitória dos aliados do titular do Palácio do Buriti, que deve concorrer ao Senado Federal.

“Eu sou de grupo. Eu participo de um grupo político muito bem montado, muito bem organizado, que garantiu a eleição de três deputados distritais e um deputado federal. O nosso governador, pela primeira vez na história, foi reeleito em primeiro turno. Então, nós, graças a Deus, temos resultados muito importantes. Então, é um grupo bem montado, que dá certo, e a gente precisa ter cautelas nas decisões. Agora, o que for determinado por esse grupo, eu farei”, disse.

Em uma entrevista exclusiva concedida ao portal GPS|Brasília durante a Casa Cor 2023, Wellington Luiz também abordou diversos temas de grande relevância para a população da capital federal. 

Um dos tópicos discutidos foi a regularização fundiária em Brasília, um tema de grande importância para milhares de moradores que aguardam há anos pela regularização de suas propriedades, especialmente de condomínios.

O presidente da Câmara destacou que o governo local tem avançado nesse sentido, especialmente em áreas de interesse social, mas ressaltou que ainda há muito a ser feito. Ele também mencionou o Projeto de Lei Complementar (PLC) 25, que trata do parcelamento do solo e que é essencial para a cidade. 

“O projeto disciplina a forma como o nosso território, onde ele pode sofrer alterações, aonde ele pode pode ser mexido, aonde não pode. Ele cria critérios claros, porque até hoje nós não temos uma lei distrital que especifica sobre isso, uma lei nossa, uma lei própria. E a gente traz para nós essa responsabilidade com critério extremamente importante e que vai inclusive ter como resultado, geração de empregos, um aumento na arrecadação, porque uma participação maior do setor produtivo, então, são consequências extremamente importantes para a população do DF”, reforçou.

Veja a entrevista:

 

Direitos LGBT

Em relação aos direitos civis, o deputado Wellington Luiz defendeu a importância do respeito às escolhas individuais das pessoas, especialmente no que diz respeito à união civil entre pessoas do mesmo sexo. Ele enfatizou que é fundamental respeitar os direitos das famílias, independentemente de sua composição, e que a Câmara Legislativa do DF está comprometida em defender essas conquistas.

“[Essa intromissão] é inaceitável. E a Câmara Legislativa vai se posicionar. Nós vamos inclusive, fazer as nossas manifestações, vamos publicamente apresentar o nosso sentimento. Nós entendemos que o direito do outro precisa ser respeitado e nós não podemos interferir”, sublinhou.

A respeito da relação com o Ministério Público, o deputado Wellington Luiz destacou que a parceria e o diálogo respeitoso entre os poderes são fundamentais para o bom funcionamento das instituições e para o benefício da sociedade.

“O Ministério Público tem as suas atribuições e a Câmara, as suas também. E ambos precisam respeitar um trabalho do outro. E quando a gente consegue travar um diálogo de alto nível e fundamentado no respeito às atribuições de cada órgão, eu acho que quem ganha é a sociedade. Essa disputa não é boa pra ninguém”, finalizou.