GPS Brasília comscore

O perfeito é uma miragem. Para Lucila, é o começo de tudo

O paraíso sê luz.
Brilho de sol que desnuda a pele, o gosto da água santa a escorrer pela garganta.
O verde, o orvalho, o carvalho.
Quando o vermelho da fruta molhou os dentes, a boca se sujou de vontades. Já era. Já Eva.
A beleza é mentira que só desarma no toque.
A Criação trouxe com ela o perfeito. O homem trouxe com ele o desejo.
A mulher trouxe com ela a verdade.
O paraíso seduz.
Às más sólidas certezas, as mais sólidas defesas, serpenteiam entre curvas, se curvam entre teias.
Se dissolvem
A um suspiro
Da fome
Do fruto
O perfeito é uma miragem.

Na minha cabeça as palavras já se embaralham. Fruto, fome, desejos, defesas. “O paraíso”, ecoando pelos quatro cantos do meu juízo. “O paraíso”. “O paraíso”… “O paraíso”… A voz que eu melhor reconheço, sapateando pelas paredes da mente. As batidas rijas de uma parruda bateria. “O paraíso”… “O paraíso”… Estou na coxia, embalsamada pelo cheiro de chuva e de vinho, olhos atados à fila de 17 modelos em verdes e vermelhos, brancos e prateados, germinando dos jardins da Galeria Karla Osorio e aflorando, uma a uma, no Falso Éden de Lucila. Nem tudo que é interno é só nosso.

Cerca de dois meses prévios, Lucila Pena me chama para um café. “Tenho um projeto novo, quero lançar muito em breve”. Conheço a peça, e do tanto que admiro, já seguro o ‘sim’ doido para pular da boca. Nunca vi perfeccionista ter pressa, mas Lucila é exceção a essa, como muitas outras, regras. “A nova coleção está pronta, vem com um clima diferente, penso em desfiá-la na natureza, no gramado da Galeria Karla Osorio”, me conta. “Quero que crie essa história comigo”. O primeiro “s” já quer sair quebrando os dentes. Donata Fidalgo, um dos muitos braços-direitos de Lu, se senta à mesa. Juntas, me mostram os ementários da marca: fotos de vestidos e saias, anotações de tecidos e aviamentos. Tons de musgo e lima em convívio com marsalas e escarlates, veludos, tafetás e sedas puras… “O fruto proibido de um jardim perfeito”, pensei. Uma hora e três Stellas depois nasce, do convite de criar, a Criação. “Falso Éden”, sugiro. “O perfeito é uma miragem”, completo. E assim foi dada a largada da Alta Moda 2024 Lucila.

Semanas se passam e eu carrego essa semente comigo. Pesquisamos e trocamos, filosofamos. As mirabolâncias e extravagâncias viraram documento. Eu sou da tela, confio na maçã espelhada do meu computador. Lucila é moda antiga, anota tudo na caneta com medo de esquecer. Eu desenho palavras, ela escreve em gravuras. Dividimos manhãs e tardinhas e um WhatsApp abarrotado. Para quem já se entende (e desentende) (e reentende) na piração que é trabalhar com moda e marketing, colocamos em prática o anos trabalhando em conjunto — um sem-número de editoriais, eventos, fotos, vídeos, campanhas…
Mas quem irá regar esse vergel com a gente? Mariana Mundim e sua Bloom Flores, é claro. Contudo, nada de muita flor! “Vamos apostar nos verdes, musgos, folhagens”. Decidido.

Vascun também foi de pronto intimado. Nas mãos do artista plástico, a missão de desenhar os gráficos não só da linha, mas do novo lançamento de t-shirt (um tem-que-ter de toda temporada).

Luciana Narciso é outra dessas gênias, que por acaso, tem não só talento como diligência. Lu com Lu, criaram juntas uma coleção de joias que vai da rotina à noitada, entregando a popma de pedras nobres sem perder o apelo edgy.

Indigo Montiel e Giovana Eça são nomes que há muito trazem as visões da marca à vida. Para chefiar a beleza do desfile, não podia ser outra equipe. O provérbio anglofônico “It takes a village” (é necessário um vilarejo) é atribuído à façanha de se cuidar de um bebê, mas assim como crianças, sonhos também só crescem com dezenas de colos.

A sexta-feira do dia 12 amanhece nublada, a chuva pinga tímida, pedindo licença. “Essa melancolia combinou. Tem tudo a ver!”, vibra Adriana Chaves, cliente-e-amiga-muito-amada (por todos!), minutos antes de entrar na passarela. O backstage, antes alvoroçado pela fofoca de modelos felizes, acha-se em ares de “Vambora! É agora ou nunca”. Cabelos são finalizados, maquiagens são retocadas. A equipe de beauté, composta ainda por Junior Carvalho, Aiyla Moura e Clara Wanderley se desdobra entre pincéis e escovas. Júlia Macedo, Donata, Lucila e eu abotoamos vestidos, calçamos sapatos, enfileiramos modelo na ordem da nossa fábula — o branco da inocência, seguido pelos terrosos da vida, em sequência os vermelhos da rebeldia e, finalmente, os prateados da verdade: um reconto em cores da história mais antiga do mundo. Adão, Eva e o fruto proibido — uma irrecusável iguaria exposta nas mesas, ostentada nas orelhas, estampada nas camisetas.

A dicotomia era o fio de linha dupla que suturava toda a coleção. Candura e malícia. Comedimento e desgoverno. Pureza e desejo. O leve, o denso, a natureza humana em sua forma mais áspera e perfeita. Ainda assim, tão rendida às vontades. As flores (naturais) agarradas nas bochechas, os espinhos prateados cravados nos cabelos. Nos pés, tênis Adidas Speziale faziam graça dos babados e pepluns. Com 7 anos de bagagem no mercado de Brasília, Lucila só chegou ao topo por entender que ele jamais será solitário. Ela mistura de tudo, atrai gente de todo o tipo. O perfeito é equilíbrio.

E no Del Maipo de cada taça, a noite arrancou em vinho derramado e música, muita música. O trio gastronômico do Iracema pôs nome à mesa, e a tarde, que virou noite, que fechou em madrugada, largou na boca sabor adâmico de farra bem vivida.

O perfeito é uma noitada.

Ficha técnica Falso Éden:

Designer: Lucila Pena
Direção Criativa: Lucila Pena e Theodora Zaccara
Coordenadora de Produção: Theodora Zaccara
Assistentes de Produção: Donata Fidalgo e Júlia Macedo
Comunicação: Manuela Limão
Locação: Galeria Karla Osorio
Fotografia: Alexia Fidalgo
Videografia: Larissa Sad, Hiorran Pimpão e João Victor Marcolino
Beleza: Indigo Montiel, Giovana Eça, Junior Carvalho, Clara Wanderley e Aiyla Moura
Joias: Luciana Narciso
Sapatos: Adidas e Barreto
Modelos: Ravage Models e convidadas
Locação: Galeria Karla Osorio
Decoração: Bloom Flores
DJs: Fernanda Palatucci e Kameni Kuhn
Som: Son Andrade, Fábio Rabelo e Alessandro “Lethal” Souza
Buffet: Iracema e La Boutique
Vinhos: Del Maipo
Design Gráfico: Vascun
Apoio: Mariana Acioli, Nina Woronkoff e Rafael Osório

Veja também

Se não tratada, a doença pode causar complicações graves, como …

Uma sala menor, misto de escritório e biblioteca, exalava o …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 40

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI