GPS Brasília comscore

O perfeito é uma miragem. Para Lucila, é o começo de tudo

O paraíso sê luz.
Brilho de sol que desnuda a pele, o gosto da água santa a escorrer pela garganta.
O verde, o orvalho, o carvalho.
Quando o vermelho da fruta molhou os dentes, a boca se sujou de vontades. Já era. Já Eva.
A beleza é mentira que só desarma no toque.
A Criação trouxe com ela o perfeito. O homem trouxe com ele o desejo.
A mulher trouxe com ela a verdade.
O paraíso seduz.
Às más sólidas certezas, as mais sólidas defesas, serpenteiam entre curvas, se curvam entre teias.
Se dissolvem
A um suspiro
Da fome
Do fruto
O perfeito é uma miragem.

Na minha cabeça as palavras já se embaralham. Fruto, fome, desejos, defesas. “O paraíso”, ecoando pelos quatro cantos do meu juízo. “O paraíso”. “O paraíso”… “O paraíso”… A voz que eu melhor reconheço, sapateando pelas paredes da mente. As batidas rijas de uma parruda bateria. “O paraíso”… “O paraíso”… Estou na coxia, embalsamada pelo cheiro de chuva e de vinho, olhos atados à fila de 17 modelos em verdes e vermelhos, brancos e prateados, germinando dos jardins da Galeria Karla Osorio e aflorando, uma a uma, no Falso Éden de Lucila. Nem tudo que é interno é só nosso.

Cerca de dois meses prévios, Lucila Pena me chama para um café. “Tenho um projeto novo, quero lançar muito em breve”. Conheço a peça, e do tanto que admiro, já seguro o ‘sim’ doido para pular da boca. Nunca vi perfeccionista ter pressa, mas Lucila é exceção a essa, como muitas outras, regras. “A nova coleção está pronta, vem com um clima diferente, penso em desfiá-la na natureza, no gramado da Galeria Karla Osorio”, me conta. “Quero que crie essa história comigo”. O primeiro “s” já quer sair quebrando os dentes. Donata Fidalgo, um dos muitos braços-direitos de Lu, se senta à mesa. Juntas, me mostram os ementários da marca: fotos de vestidos e saias, anotações de tecidos e aviamentos. Tons de musgo e lima em convívio com marsalas e escarlates, veludos, tafetás e sedas puras… “O fruto proibido de um jardim perfeito”, pensei. Uma hora e três Stellas depois nasce, do convite de criar, a Criação. “Falso Éden”, sugiro. “O perfeito é uma miragem”, completo. E assim foi dada a largada da Alta Moda 2024 Lucila.

Semanas se passam e eu carrego essa semente comigo. Pesquisamos e trocamos, filosofamos. As mirabolâncias e extravagâncias viraram documento. Eu sou da tela, confio na maçã espelhada do meu computador. Lucila é moda antiga, anota tudo na caneta com medo de esquecer. Eu desenho palavras, ela escreve em gravuras. Dividimos manhãs e tardinhas e um WhatsApp abarrotado. Para quem já se entende (e desentende) (e reentende) na piração que é trabalhar com moda e marketing, colocamos em prática o anos trabalhando em conjunto — um sem-número de editoriais, eventos, fotos, vídeos, campanhas…
Mas quem irá regar esse vergel com a gente? Mariana Mundim e sua Bloom Flores, é claro. Contudo, nada de muita flor! “Vamos apostar nos verdes, musgos, folhagens”. Decidido.

Vascun também foi de pronto intimado. Nas mãos do artista plástico, a missão de desenhar os gráficos não só da linha, mas do novo lançamento de t-shirt (um tem-que-ter de toda temporada).

Luciana Narciso é outra dessas gênias, que por acaso, tem não só talento como diligência. Lu com Lu, criaram juntas uma coleção de joias que vai da rotina à noitada, entregando a popma de pedras nobres sem perder o apelo edgy.

Indigo Montiel e Giovana Eça são nomes que há muito trazem as visões da marca à vida. Para chefiar a beleza do desfile, não podia ser outra equipe. O provérbio anglofônico “It takes a village” (é necessário um vilarejo) é atribuído à façanha de se cuidar de um bebê, mas assim como crianças, sonhos também só crescem com dezenas de colos.

A sexta-feira do dia 12 amanhece nublada, a chuva pinga tímida, pedindo licença. “Essa melancolia combinou. Tem tudo a ver!”, vibra Adriana Chaves, cliente-e-amiga-muito-amada (por todos!), minutos antes de entrar na passarela. O backstage, antes alvoroçado pela fofoca de modelos felizes, acha-se em ares de “Vambora! É agora ou nunca”. Cabelos são finalizados, maquiagens são retocadas. A equipe de beauté, composta ainda por Junior Carvalho, Aiyla Moura e Clara Wanderley se desdobra entre pincéis e escovas. Júlia Macedo, Donata, Lucila e eu abotoamos vestidos, calçamos sapatos, enfileiramos modelo na ordem da nossa fábula — o branco da inocência, seguido pelos terrosos da vida, em sequência os vermelhos da rebeldia e, finalmente, os prateados da verdade: um reconto em cores da história mais antiga do mundo. Adão, Eva e o fruto proibido — uma irrecusável iguaria exposta nas mesas, ostentada nas orelhas, estampada nas camisetas.

A dicotomia era o fio de linha dupla que suturava toda a coleção. Candura e malícia. Comedimento e desgoverno. Pureza e desejo. O leve, o denso, a natureza humana em sua forma mais áspera e perfeita. Ainda assim, tão rendida às vontades. As flores (naturais) agarradas nas bochechas, os espinhos prateados cravados nos cabelos. Nos pés, tênis Adidas Speziale faziam graça dos babados e pepluns. Com 7 anos de bagagem no mercado de Brasília, Lucila só chegou ao topo por entender que ele jamais será solitário. Ela mistura de tudo, atrai gente de todo o tipo. O perfeito é equilíbrio.

E no Del Maipo de cada taça, a noite arrancou em vinho derramado e música, muita música. O trio gastronômico do Iracema pôs nome à mesa, e a tarde, que virou noite, que fechou em madrugada, largou na boca sabor adâmico de farra bem vivida.

O perfeito é uma noitada.

Ficha técnica Falso Éden:

Designer: Lucila Pena
Direção Criativa: Lucila Pena e Theodora Zaccara
Coordenadora de Produção: Theodora Zaccara
Assistentes de Produção: Donata Fidalgo e Júlia Macedo
Comunicação: Manuela Limão
Locação: Galeria Karla Osorio
Fotografia: Alexia Fidalgo
Videografia: Larissa Sad, Hiorran Pimpão e João Victor Marcolino
Beleza: Indigo Montiel, Giovana Eça, Junior Carvalho, Clara Wanderley e Aiyla Moura
Joias: Luciana Narciso
Sapatos: Adidas e Barreto
Modelos: Ravage Models e convidadas
Locação: Galeria Karla Osorio
Decoração: Bloom Flores
DJs: Fernanda Palatucci e Kameni Kuhn
Som: Son Andrade, Fábio Rabelo e Alessandro “Lethal” Souza
Buffet: Iracema e La Boutique
Vinhos: Del Maipo
Design Gráfico: Vascun
Apoio: Mariana Acioli, Nina Woronkoff e Rafael Osório

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Os esforços para alcançar padrões de belezas ficcionais atingiram seu …

Transtorno é caracterizado por intensas oscilações de humor, que podem …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.