Um manuscrito do clássico O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry, será colocado à venda por lance inicial de US$ 1,25 milhão, o que equivale a cerca de R$ 7 milhões. De acordo com a livraria Peter Harrington Rare Books, o manuscrito em francês foi feito em Nova York durante o exílio do autor. Essa é uma das três cópias conhecidas existentes — as outras duas estão no Harry Ransom Center no Texas e na biblioteca nacional da França.
O material é considerado um tesouro literário e contém extensas correções feitas à mão pelo autor francês. Além das correções, o manuscrito contém dois esboços originais a lápis do autor, com um esboço inicial para a ilustração final do pequeno príncipe retornando para casa.
Acredita-se que uma das frases mais famosas do livro, “Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível para os olhos”, tenha aparecido pela primeira vez nesse manuscrito. O livro estará à venda na Abu Dhabi Art de 20 a 24 de novembro.
Um cheque compensado para um uniforme da força aérea francesa que Saint-Exupéry pediu antes de sair de Nova York para voltar para a guerra também acompanha o manuscrito. Considerado o livro mais traduzido do mundo, a obra foi publicada no auge da Segunda Guerra Mundial.