Em meados de 2004 nasceu o **[Grupo Seu Estrelo](instagram.com/seuestrelo)** e o **Fuá do Terreiro** a partir de uma ousada proposta: _inventar uma tradição popular para Brasília_.
Tudo começa na mitologia que narra a criação do mundo, do cerrado e de Brasília. Criada por Tico Magalhães, o _Mito do Calango Voador_ retrata de forma **lúdica** a história do Calango, nascido no _Planalto Central_ e que, filho do Sol e da Terra, ganha asas para se salvar de uma enorme tromba d’água.
O conto traz os símbolos da nossa cidade, da natureza que nos cerca e o quão rico é o imaginário cerratense por meio de figuras lúdicas originais da nossa região, inclusive do próprio _Seu Estrelo_, o guardião do cerrado.
>“De uma maneira mais simples, o propósito do Seu Estrelo e o Fuá do Cerrado é honrar essa cidade que foi sonhada e inventada. Uma cidade onde tanta gente se junta é o encontro de muitas pessoas, de muitas culturas. Eu acho que é uma obrigação criarmos essas brincadeiras, podermos aproveitar o que a cidade tem e oferecer para Brasília e para o resto do País algo novo, uma renovação da cultura popular”, enfatiza Tico Magalhães, liderança do grupo.
A partir dessa mitologia, a tradição é criada porque toda essa narrativa passa a ser ritualizada nos festejos criados pelo grupo, principalmente no **Centro Tradicional de Invenção Cultural**, uma escola popular cuja sede do _Seu Estrelo_ fica localizada na Avenida das Nações. As festividades contam com rodas teatrais, sambadas (shows) e oficinas sempre acompanhadas de muitas histórias, músicas, comidas e danças próprias, eis que o princípio do _Mito e Rito_ tornam a brincadeira viva.
![Foto: Thiago Araújo](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Whats_App_Image_2021_08_20_at_19_58_56_1ee53233b0.jpeg)
Além dos festejos, o grupo ainda ocupa as ruas da cidade com a sua **orquestra de tambores** que desfilam com figuras fabulosas criadas para dar vida à mitologia, a Orquestra Alada Trovão da Mata.
![Foto: Nina Quintana](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/SCS_04032019_NQ_306_5924488989.jpg)
Seu Estrelo, hoje, é estudado por alunos do Distrito Federal, já que virou requisito do Programa de Avaliação Seriada (PAS) da **Universidade de Brasília (UnB)**, e na segunda quinzena de agosto registrou na Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (SECEC) o seu inventário para se tornar Patrimônio Imaterial de Brasília. O livro que conta sua mitologia, “O Mito do Calango Voador e Outras Histórias do Cerrado” pode ser adquirido nesse [site](https://museucerrado.com.br/arte/literatura/mito/o-mito-do-calango-voador-e-outras-historias-do-cerrado).
![Foto: Tatiana Reis](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Whats_App_Image_2021_08_20_at_19_58_54_23949fba98.jpeg)