GPS Brasília comscore

O conforto é mortal! O paradoxo da saúde humana

A revolução **econômica** e **tecnológica** que o mundo sofreu nos últimos séculos, trouxe **mudanças** na **alimentação**, no **trabalho** e no **estilo de vida** dos seres humanos. Enquanto **nossos antepassados** percorriam cerca de **15 quilômetros** diariamente para caçar e coletar alimentos, o **homem moderno** caminha **menos de 1 quilômetro** por dia e passa a maior parte do tempo sentado.

**Muitas** dessas transformações foram **benéficas**, mas outras tiveram um **impacto negativo** sobre o corpo, que ainda precisa **evoluir** para lidar com esse ambiente. As invenções mais bem sucedidas da humanidade trazem conforto e reduzem drasticamente a quantidade de energia que as pessoas gastam durante a vida. _Carros, escadas rolantes e elevadores não exigem praticamente nenhum esforço, e são incrivelmente convenientes_.

Graças a **tecnologia**, as máquinas realizam para nós quase todas as tarefas que em outros tempos exigiam esforço físico: pegar água, lavar, conseguir e preparar comida, viajar e até escovar os dentes. **Mas como e por que parte desse progresso foi ruim para nosso corpo?**

Nosso corpo não mudou muito do ponto de vista evolutivo, mas **não estamos adaptados para sermos sedentários**, passarmos horas diante das telas e termos uma _dieta rica em açúcar_. Em resumo, não estamos adaptados ao conforto que criamos.

E por que isso acontece? Muitas vezes **confundimos conforto com bem-estar** e acabamos supondo que tudo que é confortável é bom nós. Não é agradável passar horas em pé, mas se você substituir 8 horas por dia sentado pelo mesmo período em pé, aumentará o gasto energético 8% em média, o equivalente a **correr 62 maratonas em 1 ano**.

O esforço físico também gera **desconforto**. Contudo, homens e mulheres de 45 a 79 anos fisicamente ativos, que comem frutas e legumes em abundância, não fumam e consomem álcool moderadamente, têm ¼ do risco de morrer que pessoas com hábitos pouco saudáveis. As consequências da **inatividade física** já são bem conhecidas: **doenças cardíacas, derrames cerebrais e vários cânceres**, bem como um número incontável de dispendiosas doenças crônicas como **diabetes tipo 2** e **osteoporose**.

O que você provavelmente não sabe é que o uso de **saltos, calçados estreitos** e com muito **amortecimento**, aumenta o risco de **quedas, lesões nos joelhos, quadris e coluna**. Isso porque reduz a função do **hálux**, o nosso “dedão”, que é de manter a **estabilidade e equilíbrio do corpo**, muda o centro de massa e bloqueia as informações que o cérebro recebe das mais de 200.000 terminações nervosas que temos nos pés.

_O paradoxo da saúde humana é estarmos **aumentando a expectativa de vida ao mesmo tempo que a saúde se deteriora_**. Contudo esse panorama pode ser modificado através de mudanças no estilo de vida:

– Praticar exercícios físicos diariamente
– Andar descalço sempre que possível ou usar calçados minimalistas
– Evitar alimentos ultraprocessados como: refeições prontas congeladas, refrigerantes e embutidos
– Sentar no chão sempre que possível
– Ficar em pé o máximo que puder

Sob a luz da antropologia, podemos concluir que não é o exercício que faz bem, e sim **o sedentarismo que nos faz mal**, já que o _Homo Sapiens_ evoluiu através do movimento e nosso corpo depende dele para funcionar em sua **plenitude!**

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Oniomania é um transtorno de compra compulsiva, que causa prejuízos …

É perfeitamente possível “emagrecer” na balança e continuar funcionalmente comprometido …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.