Já ouviu falar sobre o **ciclo circadiano**? Quando a luz natural do dia vai diminuindo e a noite chegando o nosso organismo está pronto para começar a _secretar hormônios_ que nos preparam para o **sono**. O contrário acontece ao amanhecer, a medida que a luz aumenta é a vez de outros hormônios entrarem em ação, preparando nosso corpo para o **despertar**.
O ciclo circadiano é popularmente conhecido como nosso **relógio biológico** e é determinante na expressão de genes que regem nossa saúde, e no modo como o organismo **metaboliza gorduras e carboidratos**, por exemplo. Criar o hábito de _dormir na hora certa_ – preferencialmente até as 22h – é fundamental para mantermos o ciclo girando de forma **correta** e aproveitando todas as vantagens que isso pode nos oferecer.
Segundo estudos, trabalhadores noturnos e indivíduos que se denominam _noturnos_ apresentam maiores índices de **obesidade**, maior circunferência abdominal e risco cardiovascular, resistência insulínica. O simples fato de dormirem muito tarde, coloca em risco a saúde, a disposição e a manutenção do peso adequado, **prejudicando** assim a saúde como um todo.
Não podemos deixar de dizer que respeitando o ciclo circadiano estamos, também, colaborando para uma _boa saúde intestinal_ e para uma produção hormonal adequada. Além do que um sono muito curto e de má qualidade influencia diretamente na **memória**, capacidade de aprendizado, imunidade, ganho de massa muscular, fertilidade entre outros.
**_Organize-se para ter um sono de qualidade!_**