A ansiedade chegou ao fim! Todos os indicados à **65º cerimônia do Grammy Awards**, foram revelados hoje, 15, durante uma live especial. Com participações de estrelas como **Cyndi Lauper, Olivia Rodrigo, John Legend, Machine Gun Kelly e Luis Fonsi**, a cerimônia de nomeação mostrou ao mundo os músicos que concorrem ao prêmio mais cobiçado da indústria.
Uma das maiores expectativas para os brasileiros era a possível indicação de **Anitta**. A carioca conseguiu e foi nomeada para **“Best New Artist”**, ou **“Artista Revelação”**, uma das quatro **principais categorias**. A nomeação foi feita por **Olivia Rodrigo**, estrela _teen_ que levou para casa três gramofones no ano passado, inclusive na categoria em que a _gilr from Rio_ concorre em 2023. A brasileira conquista cada vez mais espaço na indústria internacional. No último domingo, 13, ela venceu como **“Melhor Artista Latina”**, no **European Music Awards (EMA)**, na qual concorria com nomes como **Shakira, Rosalía e Bad Bunny**.
_“Basta vê-la tocar _Envolver_ no VMA: visualmente, ela está fazendo movimentos sensuais, vestida de escarlate. Ela pode parecer maior que a vida e, de certa forma, ela é. Mas essa voz contém tons profundamente humanos de sensibilidade e resiliência”_, escreveu a **Recording Academy** sobre a indicação de **Anitta**.
Outro destaque para a edição de 2023 é o recorde alcançado por **Beyoncé**. Com o lançamento mais recente, o álbum **_RENASCENCE_**, a artista se tornou a mais indicada na história do Grammy, com **88 nomeações**. O título antes pertencia ao marido, o rapper **Jay-Z**, que já foi indicado 83 vezes. No próximo ano, a musa irá disputar em **nove categorias**: “Música do Ano”, “Gravação do Ano”, “Melhor Gravação Dance/Eletrônica”, “Melhor Álbum Dance/Eletrônico”, “Álbum do Ano”, “Melhor Música Escrita Para Mídia Visual”, “Melhor Música R&B”, “Melhor Performance R&B”, “Melhor Performance Tradicional R&B”.
![Reprodução/Instagram](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Cfb3dds_Fe2_S486_8b1d0e258f.jpg)
Entre o _**Big Four**_, as quatro principais categorias da premiação, a academia decidiu por mesclar **artistas veteranos e novatos**, além da inclusão de músicos latinos. O **”Álbum do Ano”** pode ser dedicado tanto ao grupo **ABBA**, que possui mais de quatro décadas de fundação, quanto ao porto-riqueno **Bad Bunny**, que lançou o primeiro álbum em 2017. Já o gramofone de **“Música do Ano”** é disputado, entre outros artistas, pela cantora de 18 anos **Gayle**, que viu sua música **_abcdefu_** se tornar um _hit_ nas redes sociais. As já consagradas **Adele e Beyoncé** também concorrem com as canções **_BREAK MY SOUL_** e **_Easy on Me_**, respectivamente.
**Confira a lista dos indicados nas principais categorias:**
**Song Of The Year**
“abcdefu” — GAYLE
“About Damn Time” — Lizzo
“All Too Well (10 Minute Version)” — Taylor Swift
“As It Was” — Harry Styles
“Bad Habit” — Steve Lacy
“BREAK MY SOUL” — Beyoncé
“Easy on Me” — Adele
“GOD DID” — DJ Khaled
“The Heart Part 5” — Kendrick Lamar
“Just Like That” — Bonnie Raitt
**Record Of The Year**
As It Was – HarryStyles
Easy On Me – Adele
Don’t Shut Me Down – ABBA
BREAK MY SOUL – Beyoncé
Good Morning Gorgeous – Mary J Blige
You And Me On The Rock – Brandi Carlile & Lucius
Woman – Doja Cat
About Damn Time – Lizzo
Bad Habit – Steve Lacy
The Heart Part 5 – Kendrick Lamar
**Best New Artist**
Anitta
Omar Apollo
DOMi & JD Beck
Muni Long
Samara Joy
Latto
Måneskin
Tobe Nwigwe
Molly Tuttle
Wet Leg
**Album Of The Year**
“Voyage” – ABBA
“30” – Adele
“Un Verano Sin Ti” – Bad Bunny
“RENAISSANCE” – Beyoncé
“Good Morning Gorgeous (Deluxe)” – Mary J. Blige
“In These Silent Days” – Brandi Carlile
“Music Of The Spheres” – Music Of The Spheres
“Mr. Morale & The Big Steppers” – Mr. Morale & The Big Steppers
“Special” – Special
“Harry’s House” – Harry’s House
[**Confira a lista dos indicados nas 91 categorias do Grammy Awards.**](https://www.grammy.com/news/2023-grammy-nominations-complete-winners-nominees-list)