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‘O Amor Dá Voltas’ e pode nos levar até Notting Hill

Quem viu não se esquece das ousadias de Marcos Bernstein. Cenas totalmente cantadas, e dançadas, como se a novela fosse, e não era?, um musical

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Quando entrevistou **Cleo** para o _Estadão_, no lançamento de _O Amor Dá Voltas_, o repórter citou uma cena do longa de Marcos Bernstein. Um diálogo meio safa em que Igor Angelkorte provoca Cleo no **bar**, como se estivesse empenhado em **conquistá-la**. O espectador sabe o que Igor ainda não admitiu para ele mesmo, mas está **apaixonado** por ela. Cleo simplesmente não se lembrava da cena. Como? _”O filme foi feito em 2016, há seis anos e eu ainda não vi a versão definitiva”,_ explicou. _”Mas se é a cena que estou pensando é bem bacana. A gente sempre dá uma ajustada no texto para ficar mais natural, mas é aquilo que sempre falo. O Marcos escreve bem e a gente só precisa não estragar.”_

O próprio **Bernstein** faz a sua **avaliação** da cena. _”Gosto de misturar gêneros, é uma coisa que está na essência do meu trabalho. Busco sempre a simplicidade, a objetividade, mas creio que essa mistura agrega sofisticação. Quando se tem atores como Cleo e Igor, fica melhor ainda.”_ Bernstein coescreveu com João Emanuel Carneiro o **roteiro** de um dos grandes **filmes** do cinema **brasileiro** – _Central do Brasil_, de Walter Salles, de 1998, 11.º colocado na lista **100 melhores da Abraccine**. Como diretor, soma _Do Outro Lado da Rua_, a adaptação de _Meu Pé de Laranja Lima_ e agora _O Amor Dá Voltas_. O repórter não se furta a lembrar sua **telenovela** _Orgulho e Paixão_, na Globo, na faixa das 18 horas. Era uma adaptação de Jane Austen.

Quem viu não se esquece das **ousadias** de Bernstein. Cenas totalmente **cantadas, e dançadas**, como se a novela fosse, e não era?, um **musical**. Uma ousadia maior ainda – o **beijo gay**. Esse sempre foi uma novela dentro das novelas da **Globo**. Beija-não-beija, qual será a reação do público? Bernstein foi ao diretor de **dramaturgia** da emissora – na época, Sílvio de Abreu. Ele não apresentou objeções, mas foi sucinto: _”Seja elegante”_. Bernstein foi, e tanto que a cena foi ao ar sem provocar **escândalo**. O público assimilou. _”O importante é a veracidade dos personagens, o respeito pela diversidade.”_

Fernanda Montenegro e a garota Alice estão no ar com uma **propaganda** que fala justamente no **respeito** como ferramenta para a **melhoria humana e social**. Bernstein a dirigiu em seu primeiro longa, _Do Outro Lado da Rua_. A vizinha **bisbilhoteira** que é informante da polícia. Sua **desconfiança** em relação ao vizinho. Ecos do clássico _Janela Indiscreta_, de Alfred Hitchcock, de 1954. O trabalho com os atores é uma das **graças** – um dos privilégios – dessa função, diretor de cinema. Em _Central do Brasil_, já havia Fernanda, e Marília Pêra, e Othon Bastos, e um monte de gente de talento comprovado, mas havia o garoto – Vinicius Oliveira. Em _Meu Pé de Laranja Lima_, outro menino, João Guilherme Ávila, contracenava com José de Abreu. A arte do cinema consiste em harmonizar elementos díspares para melhor servir à história que se está contando.

Bernstein tem planos de voltar às **novelas**? _”Orgulho e Paixão foi bem no horário e me deixou uma janela aberta, mas não existem planos. No momento, estou finalizando a série Tempos de Barbárie, Ato 1 – Terapia de Vingança, com Cláudia Abreu e Júlia Lemmertz, que deve estrear em 2023.”_

**Receita**

O **diretor** e **roteirista** dá sua **receita** para principiantes. _”Fazer cinema sempre foi difícil no Brasil, mas as condições evoluíram desde que comecei.”_ O que é **necessário** para quem escreve, e dirige? _”Acho que, principalmente, é o olhar para a vida. É a melhor roteirista, a melhor contadora de histórias que existe.”_ O que é desafiador num projeto como _O Amor Dá Voltas_? _”É trabalhar com códigos de gênero, mas procurando sempre ir um pouco além, procurando colocar algo pessoal no que poderiam ser só fórmulas.”_

_O Amor Dá Voltas_ começou a nascer numa **viagem** de Bernstein à África, para a realização de um documentário sobre Pierre Verger _”Lula Buarque era o diretor e estava numa fase de ouvir sempre a mesma música, Gonna Give Her All The Love I’ve Got, pelo Marvin Gaye. A música fala de um homem isolado que mantém a sanidade escrevendo cartas de amor à amada. Uma ideia começou a se formar na minha cabeça. O que aconteceria se ele, ao voltar para casa, não tivesse mais a amada. Foi assim que surgiu o Igor, que foi para o Médicos Sem Fronteiras, trocava cartas com a mulher amada e ao voltar descobre que ela se casou com outro.”_

Mas, e as **cartas** de **amor** que ele recebia? _”Foi assim que começou a surgir a história de envolvimento do Igor com a personagem da irmã da amada, a Cleo._” Bernstein teve referências em O Amor Dá Voltas? _”Gosto de comédias românticas e tenho minhas preferências. Amo o Se Meu Apartamento Falasse, de Billy Wilder, e também, mais recentes, os filmes escritos por Richard Curtis. Quatro Casamentos e Um Funeral, Um Lugar Chamado Nothing Hill. São “dramédias”, com figuras com as quais o espectador pode se identificar pela humanidade. Foi o que busquei/buscamos com O Amor Dá Voltas.”_