A Semana de Moda de Nova York já deu o pontapé inicial nos desfiles de primavera-verão 2025 ready-to-wear nas principais capitais da moda ao redor do mundo. Dos dias 6 a 11 de setembro, a New York Fashion Week traz coleções de marcas não só estadunidenses, mas do mundo inteiro.
O primeiro dia de desfiles foi na sexta-feira (6), com Area, Libertine, Brandon Maxwell, Grace Ling, Collina Strada, Willy Chavarria e Alaïa na programação. Um dos destaques do dia 1 da NYFW foi o desfile da Alaïa no museu Solomon R. Guggenheim. A coleção apresentada foi a de primavera 2025 da marca, inspirada no estilo (esportivo e prático) e na beleza americana.
“Há vestígios do trabalho de grandes nomes da moda americana – Adrian, Halston, Charles James, Claire McCardell. […] Há também um aspecto escultural, nascido das obsessões de Azzedine e das minhas próprias”, diz Pieter Mulier, diretor criativo da Alaïa.
Os simples tops faixa foram acompanhados por saias de babados e calças balonê, em tecidos fluidos e transparentes. Casacos volumosos, vestidos rodados e decotados também fazem parte da coleção. Os tons neutros dominam a coleção de primavera da Alaïa, com alguns toques de rosa, vermelho, azul e amarelo.
Campillo, Simkhai, Prabal Gurung, Who Decides War, Tibi, Monse, Sergio Hudson, Khaite e Kim Shui tomaram as passarelas da NYFW no sábado (7). O desfile da coleção primavera-verão 2025 ready-to-wear da Simkhai apresentou uma paleta de tons neutros, com preto, branco e cinza, complementados por toques vibrantes de laranja vivo e amarelo manteiga.
A cintura marcada com cintos foi uma característica forte da coleção, enquanto a transparência sobreposta e o uso de tule trouxeram leveza e sofisticação às peças. Plissados, listras, franjas, bordados e florais 3D adicionaram textura e movimento aos looks, e a clássica camisa branca ganhou vida na primavera-verão 2025 ready-to-wear de Simkhai.
O desfile da coleção primavera-verão 2025 ready-to-wear da Prabal Gurung trouxe uma mistura de vestidos fluidos, saias balonê e blazers. Estampas florais coloridas, franjas e plumas adicionaram um toque de leveza e movimento às peças, que tiveram o poá e a transparência como as principais apostas.
Tecidos metalizados complementam a paleta de tons pastel, com destaque para rosa e azul, além dos tons neutros.
No domingo (8), Ulla Johnson, PH5, Off-White, Jason Wu Collection, Sandy Liang, Bach Mai, 3.1 Phillip Lim, Tommy Hilfiger e Eckhaus Latta desfilaram suas novas coleções na Semana de Moda de Nova York. Marcando o seu retorno ao calendário oficial da NYFW, a passarela de Tommy Hilfiger foi na MV John F. Kennedy, uma uma balsa desativada que operou na Staten Island Ferry de 1965 a 2021, e agora está permanentemente ancorada.
A coleção de primavera-verão 2025 da Tommy Hilfiger traz o clássico sportswear americano com influências náuticas e preppy, trazendo camisas listradas largas, suéteres, vestidos estilo marinheiro e calças capri justas, além de camisas, jaquetas e shorts oversized para os homens. A coleção foi complementada com acessórios náuticos, como cintos de corda.