O presidente **Luiz Inácio Lula da Silva** (PT) reforçou, nesta quarta-feira (1º), a condenação aos **atos terroristas** do dia 8 de janeiro e afirmou que o vandalismo em Brasília ocorreram pela descrença da população na política.
A declaração aconteceu na cerimônia de **abertura do Ano Judiciário**, no Supremo Tribunal Federal (STF), com a presença de ministros da Corte e outras autoridades dos Três Poderes, incluindo Rodrigo Pacheco (PSD), presidente do Congresso Nacional e do Senado da República.
“_Nunca mais alguém deve ousar duvidar da política deste país ou desacreditar da política. O que aconteceu neste país foi resultado da descrença na política pelo povo brasileiro, seja no Congresso Nacional, seja no Executivo, seja em todos os lugares_”, afirmou.
Segundo Lula, o governo federal ficará à disposição do STF para a manutenção de um diálogo e a construção de uma agenda institucional para garantir “a materialização de direitos neste país”.
“_Onde houver um só cidadão injustiçado não haverá verdadeira Justiça. Renovando mais uma vez nosso compromisso com a democracia, tenho a mais absoluta certeza de que conseguiremos cumprir nossa missão_”.
Durante o discurso, Lula elogiou a atuação do STF para combater atos antidemocráticos e as tentativas de golpe contra o estado.