Salta, uma das cidades mais charmosas do noroeste argentino, é um destino que combina história, cultura e natureza. Fundada em 1582, a capital da província homônima preserva sua arquitetura colonial espanhola e mantém vivas as tradições andinas. Seu coração é a Plaza 9 de Julio, rodeada por edifícios históricos como a imponente Catedral de Salta, em estilo neoclássico, e o El Cabildo, antiga câmara municipal do século XVIII que hoje abriga um museu.
Agora, além de suas ruas de paralelepípedos e das ricas expressões culturais, Salta ganha uma nova atração para os visitantes. Desde dezembro, o Teleférico AlaDelta está em operação, conectando os morros San Bernardo e Ala Delta. A novidade proporciona uma experiência única, com vistas privilegiadas da cidade e das paisagens montanhosas ao redor,chamando atenção para o turismo da região.
“O Teleférico AlaDelta se soma à infraestrutura turística de Salta que se tornou um destino de referência de nível internacional e no coração do norte argentino. Nossa província, além de suas paisagens, história, tradições e costumes, têm gente que, com sua habilidade e qualidade, nos faz únicos”, disse Gustavo Sáenz, governador da província de Salta, durante o ato de inauguração deste novo teleférico.
Localizado a 1.100 metros de altitude, o teleférico opera com um sistema de torre única no Morro Las Pavas, ligando os topos dos morros San Bernardo e Ala Delta. O teleférico dispõe de duas gôndolas, cada uma com capacidade para quinze passageiros, operando por dez horas diárias.
O sistema permite o transporte de até duzentas pessoas por hora em cada direção, oferecendo vistas panorâmicas de Salta e seus arredores. A nova estação oferece aos turistas mirantes naturais, uma área de piquenique para desfrutar de um ambiente natural privilegiado, um quiosque e cafetaria e ainda um ginásio gratuito ao ar livre.
O novo trecho se junta ao tradicional Teleférico San Bernardo, que tem sua estação base no centro da cidade de Salta e de lá transporta os passageiros até o topo do Morro San Bernardo, onde pegam o novo serviço que leva o visitante para a estação AlaDelta. O projeto tem como intuito aumentar a oferta de atrações turísticas que a cidade de Salta já possui, além de preservar a Reserva Natural do Morro Ala Delta, que é uma área de grande valor ambiental.