Uma conversa direta, aberta e constante entre sociedade civil e os Três Poderes, onde notícias serão compartilhadas em primeira mão. Essa é a missão do ousado projeto que marca os 13 anos de vida do GPS|Brasília, intitulado GPS|Poderes, apresentado em um distinto refinado na residência do CEO da NWGroup, Fernando Cavalcanti.
Quatrocentos convidados foram recebidos com distinção — como é de costume com Cavalcanti — para brindar a novidade do grupo GPS de Comunicação e participar de um talk importante com o chefe do judiciário brasileiro, Luís Roberto Barroso.
“Nós temos uma oportunidade absurda de começar a falar bem do nosso País por meio da mídia, de uma comunicação mais responsável, mas com esse viés de promover os nossos, o nosso povo, o nosso judiciário, os nossos políticos, os nossos empresários, as nossas entidades de classe. Então, eu estou muito feliz em fazer parte desse novo momento”, declarou Fernando.
Na chegada, todos foram direcionados ao backdrop instalado para que os registros de Celso Junior pudessem ser realizados. Em seguida, adentraram a residência e se encontraram em um amplo salão adornado pela renomada decoradora Valéria Leão.

Fernando Cavalcanti

Paula Santana

Rafael Badra, Paula Santana, Luís Roberto Barroso e Fernando Calvancati
O espaço refletiu o novo momento da empresa em todos os detalhes, inclusive na cor. O verde, um dos elementos que fazem parte dessa fase do GPS|Brasília, esteve presente nos arranjos das mesas, nos suplas, nas folhagens distribuídas pelo ambiente e até nos menus.
Ainda para criar a ambiance, espelhos foram colocados em posições estratégicas para realçar e dar brilho ao verde das plantas, enquanto lustres de vidro e flores em tons de amarelo e branco se destacaram entre as grandes mesas dispostas.
Em sua chegada, o presidente do Supremo Tribunal Federal do Brasil, assim como diversas autoridades, bateram um papo com os repórteres do GPS|Brasília. Em seguida, Barroso autografou exemplares de seus livros já apresentados ao público e seguiu de encontro aos convidados para iniciar seu talk, introduzido pelo colunista e jornalista Caio Barbieri que, após dar às boas-vindas a todos, chamou o ministro ao palco.
Na palestra, o presidente da Suprema Corte destacou que o avanço da Inteligência Artificial provoca uma revolução que desafia fundamentos da civilização liberal. Ainda durante o talk, destacou a escalada de intolerância nas discussões políticas e ideológicas.
Ver essa foto no Instagram
“No grau de perda de civilidade, há um momento na história da humanidade em que as pessoas já não se contentam mais em terem suas opiniões e colocarem seus argumentos na mesa. Existe uma necessidade compulsiva de desqualificar moralmente quem pensa diferente”, alertou o presidente do STF.
Após o discurso, foi o momento do jantar. Ilhas gastronômicas foram montadas pela Sweet Cake em pontos estratégicos. Os convidados tiveram acesso a opções de massas, ostras frescas, camarão servidos de diferentes maneiras, queijos finos, canapés elaborados, entre outros itens.
O momento de descontração seguiu com os eleitos para comandar o som da noite. O primeiro a se apresentar foi Anderson Estima, cantor, guitarrista e produtor musical, que trouxe uma performance intimista e sofisticada de jazz.
O DJ Gui Ramalho comandou as pick-ups e levou todos para a pista com um set diverso e contagiante, com músicas dos anos 70, 80 e 90, tanto nacionais quanto internacionais.

Rafael Badra, Paulo Octávio, Luís Roberto Barroso, Paula Santana, Ibaneis Rocha, Mayara Noronha e Fernando Cavalcanti

Paulo Octávio, Luís Roberto Barroso e Fernando Cavalcanti
Durante a noite, o GPS|Brasília conversou com personalidades e autoridades sobre a importância do desenvolvimento de um projeto ousado como o GPS|Poderes. Confira:
“Brasília é a capital da República, a capital onde concentram todos os poderes, e o GPS cumpre muito bem o seu papel de fazer uma imprensa transparente, verdadeira, que valoriza as coisas de Brasília. E agora, com essa vertente de estimular os poderes a se comunicarem mais, é um momento muito oportuno, porque as pessoas, a sociedade civil organizada, quer saber qual é o pensamento de quem comanda o País”, empresário Paulo Octávio.
“Trata-se de fortalecer a democracia. A gente precisa aproximar mais das mulheres e escutar mais as pessoas, além de levar uma informação que condiz com a verdade. Eu estou muito feliz por esse canal de comunicação. O Estado sozinho não consegue escutar a população”, Giselle Ferreira, Secretária de Estado da Mulher-DF.
“O GPS Poderes veio, no meu entendimento, pra mostrar às pessoas que estão numa cadeia de poder que elas pensam para a população do Distrito Federal. É um espaço que se abre, onde quem vem como convidado possa dizer para população o que pensa e o quer para Brasília. Então, parabéns ao GPS que nesses 15 anos teve essa visão de pensar e juntar o poder e a população local”, Hélvia Paranaguá, Secretária de Estado de Educação do Distrito Federal.
“Eu acho o novo projeto do GPS|Brasília marca um novo momento do jornalismo no Distrito Federal, principalmente mostrando um outro lado da política no DF. Mostra o judiciário, o executivo, o legislativo, cada um com as suas posições”, Ibaneis Rocha, governador do Distrito Federal.
“Eu acho que esse é um evento importante. A democracia tem três pilares é essencial promover debates como esse para se ter a oportunidade de ouvir opiniões divergentes, convergentes, discutir sobre o Brasil, sobre a República, sobre a democracia. Eu quero parabenizar a GPS por mais essa conquista, para a gente falar daquilo que muda e interessa a vida de todo brasileiro”, Celina Leão, vice-governadora do Distrito Federal.
Confira os registros feitos por Celso Junior
Confira os registros feitos por Vanessa Castro