O Governo do Distrito Federal vai investir R$ 147 milhões no novo hospital do Recanto das Emas. A unidade deverá ampliar em 100 leitos o sistema de saúde da capital e disponibilizar serviços de especialidades, como emergência pediátrica.
O hospital irá contar com 60 leitos de clínica médica, 30 leitos pediátricos, e 10 leitos de UTI, também pediátricos, que segundo a Secretaria de Saúde, é uma das maiores carências da região. “É uma cidade que não tem portas de entrada de emergência pediátrica, então vamos considerar isso. Esse hospital vem ao encontro da necessidade de ampliação de acesso e cuidado com a população do DF, pois há também necessidade de leitos de retaguarda”, declarou a secretária de saúde, Lucilene Florêncio.
O hospital pretende reforçar o atendimento à saúde na região, uma vez que, segundo levantamento do Instituto de Pesquisa e Estatística do DF (IPEDF), cerca de 83% da população do Recanto das Emas é dependente do Sistema Único de Saúde (SUS).
A construção também leva adianta o plano de estruturação da rede de saúde na região. Foi na primeira gestão do governador Ibaneis Rocha que o Recanto das Emas ganhou a UBS 5, com capacidade para atender 20 mil pessoas por mês. O investimento na obra, entregue em 2020, foi de R$ 2,3 milhões. A cidade também dispõe de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).