Quando se fala sobre **Emirados Árabes**, o que vem à mente de grande parte das pessoas é **Dubai** e seus **prédios** gigantes. Porém, para aqueles que preferem destinos mais _low-profiles_ sem perder o clima arábico, **Ras al Khaimah** é a aposta para o mercado de luxo em 2023 de **Teresa Perez Tours**, agência de viagens especialista em roteiros personalizados.
Caso o nome te pareça estranho, podemos chamá-lo também de _RAK_. A apenas 45 minutos ao norte do Aeroporto Internacional de Dubai, o destino opõe-se a megalomaníacos **arranha-céus e praias artificiais** e apresenta uma série de **monumentos históricos e paisagens naturais** divididas entre o deserto, as montanhas e o mar do Golfo Pérsico.
![Foto: Cortesia](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/unnamed_1_1846db37af.jpg)
Ao todo, são 7.200 quartos de **hotéis** que já recebem anualmente cerca de 1 milhão de turistas e vale ressaltar que _Ras al Khaimah_ é daqueles lugares que seduz casais, principalmente por causa do **sol** o ano inteiro, **hospedagem** de alto padrão e **gastronomia** recheada de personalidade.
>”A preservação do passado milenar é um dos pontos mais charmosos do destino. O deserto, em tom de terracota, guarda o Forte Dhayah, construção do século 19 onde ocorreu a histórica batalha entre as tropas britânicas e as tribos locais, em 1819″, conta Teresa Perez.
Nos arredores, destaque ainda para _Al Jazirah al-Hamra_, “ilha vermelha”, em árabe. A antiga vila de pescadores de **pérolas** do século 17, abandonada nos anos 1960, apresenta o que seria um pequeno **mercado souq**, uma **mesquita** e uma **fortaleza**, além de diversas residências: o conjunto integra a lista de **Patrimônios Culturais Mundiais da Unesco**. Também está no território de RAK a única fazenda de pérolas dos Emirados Árabes, a _Fazenda Suwaidi_, aberta a experiências de mergulho e abertura de ostras.
![Foto: Cortesia](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/unnamed_3_f34ce23acd.jpg)
Para quem deseja fazer **compras**, a notícia é boa: os **mercados Al Mairid Souq** e **Kuwaiti Souqs** fervilham de lojas de especiarias, temperos, artigos artesanais, perfumes e outros signos da cultura árabe. Já quando o assunto é **adrenalina**, RAK conta com diversas possibilidades de roteiros de _trekking_ e _mountain biking_ pela montanha Jebel Jais, a mais alta da cordilheira Hajar, que circunda RAK e Omã.
De acordo com Teresa Perez, encravado a 1.934 metros de altitude está o _Jebel Jais Adventure Park_, que abriga atrações com vistas panorâmicas, tais como a montanha-russa Jais Sledder e a Jais Sky Tour, uma sequência de seis **tirolesas** que inclui a _Jais Flight_, a mais longa do planeta, com 2,8 quilômetros de extensão e que pode chegar a uma velocidade de 150 km/h. Outro atrativo é o restaurante e lounge 1484 _By Puro_ – que não resiste à alcunha de ser o mais alto dos Emirados Árabes, a 1.484 metros acima do nível do mar.
Em questão de **hotelaria**, as opções são variadas. Entre as dunas ondulantes está o _Ritz-Carlton Al Wadi Desert_. O resort de 1.235 acres indicado por Teresa abriga 101 vilas inspiradas nas **tendas beduínas**, todas com piscina privativa, bem como o spa _The Rainforest_, com 16 estações de banho hidrotermal sequenciais.
![Foto: Cortesia](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/unnamed_4_2136232ed7.jpg)
Na gastronomia do hotel, o ponto alto é o restaurante _Moorish_, que valoriza as nuances culinárias da Andaluzia e a cozinha árabe – a pedido do hóspede, o _concierge_ organiza refeições e **degustações privativas** em espaços da propriedade ou no próprio deserto. A hospedagem ainda pode incluir experiências exóticas, como passeios de **camelo** pelas dunas, falcoaria e aula de arco e flecha.
Na costa banhada por águas mornas, o _Waldorf Astoria_ se debruça sobre uma **praia particular** de areia branca emoldurado pelas montanhas Hajar. O resort familiar detém o campo de golfe profissional _Al Hamra Golf Club_ e oito restaurantes e bares, a exemplo do _Lexington Grill & Bar_, que impressiona pelos frutos do mar saídos da grelha e pela adega de 350 rótulos.
O objetivo de Ras al Kahimah é **atrair** 3 milhões de **turistas** anualmente até 2030. Em 2019, o destino recebeu 1,2 milhões de turistas, número que não caiu consideravelmente nem durante a **pandemia**, quando atingiu a marca de 979.806 visitantes.