Categories: GPS Auto

Novo Audi Q5 híbrido é SUV capaz de agradar ao volante e evitar a gasolina

O primeiro híbrido plugin da Audi no Brasil chegou para a linha 2023. O Q5 TFSIe Sportback inaugurou também a versão cupê para a linha de SUVs médios. O modelo é capaz de rodar até 50 km apenas usando o motor elétrico. Para quem tem tomada de carregamento em casa, é possível dispensar a gasolina, especialmente em trajetos curtos. O desempenho é de carro esportivo.

 

O modelo testado foi cedido à GPS pela Audi Center Brasília, que fica na DF-047 Lote 1, próxima ao Aeroporto Internacional de Brasília.

 

A sopa de letrinhas dessa versão pode ser traduzida assim: o motor 2.0 TFSI, turbo com de injeção direta, já conhecido dos consumidores, recebeu a eletrificação. Esse propulsor gera sozinho 252 cv, enquanto a powertrain elétrico chega a 143 cv. O resultado dessa combinação de motores é uma potência de 368 cv. O torque máximo é de 50.986 kgfm. É o suficiente para tornar o carro ágil e até divertido. Nem parece que o Q5 chega aos 2.185 kg. A transmissão é de sete velocidades.

 

Em percursos urbanos, com a bateria carregada, o rodar é silencioso. Quando o motorista precisa de mais força para fazer uma ultrapassagem, por exemplo, o motor à combustão entra em ação. Do contrário, o comportamento é de carro elétrico. É possível usar apenas a eletricidade até os 130 km por hora. A partir daí, o uso será misto. Usando gasolina, a autonomia prometida pela montadora é de 500 km.

 

Esse Audi pode atingir os 100 km por hora em 5,3 segundos. A velocidade máxima é limitada a 210 km por hora. Como todo motor elétrico, o torque máximo é instantâneo, o que faz as acelerações serem ágeis e sem esforço. A tração integral Quattro garante que o carro se mantenha estável.

 

No nosso teste, o Q5 TFSIe teve médias acima de 20 km por litro de gasolina. Na verdade, economizar gasolina passa longe de ser a preocupação de quem compra um carro que custa a partir de R$ 482.990. Com o pacote Perfomance Black, o preço chega a R$ 507.990. Com essa lista de equipamentos extras, estão incluídas rodas, grade frontal e outros detalhes em preto.

 

A bateria de íons de lítio é composta por 104 células prismáticas e possui capacidade de armazenamento de energia de 17,9 kWh com uma tensão de 381 volts. O circuito de refrigeração é conectado tanto ao circuito de refrigeração do sistema de ar-condicionado quanto ao circuito de baixa temperatura que alimenta o motor elétrico. A bateria possui garantia de oito anos ou até 160 mil quilômetros.

 

 

 

 

 

Tecnologia

Não é só o motor do Q5 TFSIe que traz tecnologia. O motorista tem ajudas importantes na hora de dirigir. Acima de 65 km por hora, entram em ação os sistemas de manutenção em faixa e a frenagem autonôma. O volante corrige a rota sozinho caso o carro esteja passando para outra pista. Se o trânsito parar de repente, o freio é acionado automaticamente. 

 

O condutor também pode contar com o Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC). Quando o dispositivo é acionado, o Q5 estabelece a velocidade escolhida e controla a distância do veículo da frente. Na prática, é possível deixar o carro dirigir sozinho, o que os agentes de trânsito provavelmente não vão aprovar.

 

 

 

 

 

O SUV está disponível em oito opções de cores, que passam por preto, prata, branco, cinza e verde. As rodas são aro 19 de série ou aro 20 como opcionais.

 

Os equipamentos que o motorista tem à disposição incluem ar-condicionado automático de três zonas, painel de instrumentos digital Audi Virtual Cockpit, com resolução full HD de 12,3 polegadas e o sistema de entretenimento MMI touch, com tela sensível ao toque e conectividade com as plataformas Android Auto e Apple Carplay.

 

O porta-malas é de 455 litros, já que precisa acomodar a bateria abaixo de seu assoalho. Dentro dele, o dono do carro encontra sistema de carregamento compacto para garagem, que pode ser ligado em tomadas domésticas ou industriais. Essa é uma das vantagens do Q5 TFSIe, especialmente para que faz trajetos curtos ou mora perto do trabalho. As idas no posto de combustíveis podem ser cada vez mais raras.

Redação GPS

Nós somos uma equipe de jornalistas apaixonados por informar, entreter e inspirar nossos leitores com conteúdo de qualidade e credibilidade.

Posts Recentes

É Assim Que Acaba: a história real de Colleen Hoover que deu origem à obra

Após a conclusão de É Assim Que Acaba, Hoover revelou que o livro é inspirado…

7 minutos ago

Venâncio Shopping consolida Polo Gastronômico em Brasília

Espaço reúne oito operações entre restaurantes de grife e cafés no centro da cidade

27 minutos ago

Em noite de tango, Iguatemi Brasília celebra vinte anos de Pobre Juan

Desde sua inauguração, em 2004, na Vila Olímpia, Pobre Juan se tornou referência em parrilla…

1 hora ago

Brasília Restaurant Week: saiba quais casas estão participando do evento

Em sua 30º edição o festival gastronômico reúne mais de 150 restaurantes na capital, com…

2 horas ago

PGR entra com ação no STF e diz que emendas Pix são inconstitucionais

Ação foi protocolada pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet

2 horas ago

Atletismo: desclassificação no revezamento 4x100m e final no lançamento de dardos

Às 15h35 desta quinta-feira (8), Luiz Maurício disputa medalha para o Brasil

3 horas ago