A capital baiana é conhecida por ter uma culinária riquíssima, com influências africanas que transmitem tradição em cada detalhe, desde o mise en place até a explosão de sabores que causa aos turistas que provam alguma comida típica pela primeira vez. Mas nem só de dendê é feita a gastronomia baiana. Salvador também é terra de chefs renomados e tem ganhado novidades quando o assunto são bons restaurante. De olho nessa cena gastronômica cada vez mais intensa, que coloca a cidade em listas de lugares com melhores endereços do mundo, o GPS|Brasília listou e visitou restaurantes recém-abertos em Salvador que valem a pena conhecer nesse verão.
Gero
O Fasano Salvador inaugurou o Gero, sob o comando do chef Bahia Brito, no lobby do antigo edifício, uma das mais belas construções em art déco da cidade. O Gero apresenta a gastronomia italiana em uma atmosfera mais casual ao hotel, com a mesma inspiração do primeiro endereço da marca, da década de 1990, em São Paulo.
Ele passa a ser o quarto Gero inaugurado dentro de um hotel, assim como os endereços existentes em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
Pala 7
O renomado chef francês Claude Troisgros inaugurou em novembro em Salvador o Pala 7, seu primeiro empreendimento gastronômico no Nordeste. No rooftop do Palacete Tira-Chapéu, com vista para a icônica Rua Chile, a primeira rua do País, e a Baía de Todos-os-Santos o restaurante promete oferecer uma experiência culinária mediterrânea que combina a sofisticação francesa com ingredientes locais.
Genaro
Também localizado dentro de um hotel, o Genaro é comandado por Vini Figueira, que está a frente de outros três restaurantes em Salvador: Vini Figueira Mar, Vini Figueira Gastronomia e, o caçula do chef, Ainá Lamen, também inaugurado no fim de 2024. O restaurante, no atual Wish Hotel da Bahia, é o retorno da marca que nas décadas de 1950 e 1960 foi um dos locais mais prestigiados da capital baiana, frequentado por artistas, políticos e autoridades, como Jorge Amado e Dorival Caymmi.
Boia Restaurante
Uma explosão de sabores e aromas do mar é o que propõe o Boia, do chef Kaywa Hilton, inaugurado no Horto Florestal, bairro nobre de Salvador. O restaurante foi reaberto no novo endereço, totalmente repaginado, em um antigo casarão reformado onde o cliente é recebido por um mural exclusivo do artista Bel Borba, na entrada.
No cardápio, destaque para o Carbonara de Carabineiro, Camarões 7 Barbas e o Jámon de Atum e Melão, além dos clássicos do chef, como o Bão de siri boia crocante, no pão de dendê e com geleia de pimenta.
Casaria
O restaurante originalmente paulista foi inaugurado também no Palacete Tira-Chapéu, no Centro Histórico. Com uma pegada rústica e elegante, o local, que possui um atendimento excepcional, serve pratos da gastronomia internacional, mas chama a atenção pelos seus pães, além da sua confeitaria com bolos, sobremesas e doces artesanais de dar água na boca.
Casinha Bistrô
No Solar do Unhão, onde fica o Museu de Arte Moderna da Bahia, o chef Leo Cazinha recebe os clientes em um espaço aconchegante com um jardim e uma pequena horta de onde saem alguns ingredientes direto para o prato. O local é altamente recomendado para um fim de tarde em Salvador depois de uma visita ao museu ou uma ida a prainha do lado.
Leto Gastronomia
O restaurante abriu as portas em outubro na Bahia Marina, com um menu exclusivo e sofisticado assinado pelo chef Raphael Sepúlveda que tem mais de 15 anos de experiência no Brasil e no exterior.
Sua passagem por Dubai traz ao Leto uma abordagem contemporânea à alta gastronomia oferecida pelo local, sem perder a identidade.
Preta Tira Chapéu
O terceiro restaurante da chef Angeluci Figueiredo é mais um espaço que integra o Palacete Tira-Chapéu. A decoração com tons de azul traz uma leitura urbana do seu primeiro empreendimento, na Ilha dos Frades, já renomado no País que também é point das celebridades. A gastronomia é tipicamente baiana e no cardápio é possível encontrar muitos pratos com frutos do mar, inclusive a moqueca.
Sagratto Café Bar
Aberto em novembro o Sagratto Café Bar, fica em um local especial de Salvador: na Colina Sagrada, aos pés da Igreja do Bonfim. Seja no café da manhã, almoço ou no fim de tarde, o local pelo chef Victor Bebé já tem sido um sucesso neste verão e tem atraído baianos e turistas.