Causado por diversos fatores, sendo que os mais comuns são idade, história familiar e alterações genéticas, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil. Para conscientizar a população sobre a necessidade do diagnóstico precoce, a campanha Novembro Azul foi desenvolvida.
De acordo com o médico oncologista Dr. Ramon Andrade de Mello, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cancerologia, os exames preventivos são fundamentais para a cura dos pacientes.
“Os indivíduos com idade mais avançada acabam apresentando um risco aumentado de desenvolver essa doença. Por isso, a partir dos 40 anos, é recomendado realizar um acompanhamento regular com um médico, com dosagem de PSA e exame físico adequado”, alerta.
O médico ainda destaca que, além dos métodos comuns, terapias-alvo e novas medicações estão apresentando diversos resultados positivos no tratamento. “Com as terapias-alvo, é possível localizar os alvos celulares e manipulá-los para impedir o desenvolvimento dos tumores”, afirma.
Tratamentos com fármacos radioativos, como Lutécio 177, também têm demonstrado resultados positivos.
“O Lutécio 177 é um medicamento aprovado recentemente pela Anvisa que mostrou eficácia no tratamento de pacientes com câncer de próstata metastático que não responderam bem às abordagens convencionais”, detalha o médico.
Além disso, outros tipos de tratamento também podem ser utilizados, como a terapia focalizada de alta intensidade (HIFU). “Esse é um procedimento minimamente invasivo utilizado em quadros ainda em estágios iniciais. Nele, uma sonda é inserida no reto do paciente, emitindo energia de ultrassom para destruir as células cancerígenas”, explica.
Já quando o assunto é prevenção, o oncologista ressalta que, embora acometa pessoas com uma faixa etária mais avançada, é importante que os cuidados para evitar a doença sejam iniciados ainda durante a juventude, como controlar o peso, praticar exercício físico, adotar uma alimentação saudável e por aí vai.
*André Braga é médico clínico-geral e atual diretor de relações institucionais do Grupo Santa. Possui especializações nas áreas de pneumologia e dermatologia.